Oscar Schmidt decide parar tratamento de câncer no cérebro e explica motivo

O astro do basquete foi diagnosticado em 2011 e fez quimioterapia por 9 anos

Oscar Schmidt

Oscar Schmidt revelou que decidiu interromper o tratamento de um câncer no cérebro. Em entrevista ao programa “Sensacional”, da RedeTV!, ele afirmou que “perdeu o medo de morrer” e pretende se dedicar à família daqui pra frente. Aos 64 anos, o astro do basquete foi diagnosticado com o tumor em 2011.

“Parei esse ano com a quimioterapia. Eu mesmo decidi. Antes, eu morria de medo de morrer. Fechar o olho e não acordar mais, para mim, era um terror. Graças ao tumor, perdi esse medo. Não quero ser o melhor palestrante ou o melhor jogador. Quero ser um marido e pai melhor”, explicou. Casado com Maria Cristina Victorino, Oscar é pai de dois filhos: Filipe, de 36 anos, e Stephanie, de 33.

Nesta semana, no podcast “Denílson Show”, Oscar contou como descobriu a doença. “Eu estava fazendo um spa, muito quente, e desmaiei. Quando eu acordei, entrando na ambulância, eu via um evento no Rio de Janeiro. Quando eu cheguei no hospital o médico perguntou se eu sabia onde eu estava. Eu disse: ‘Sim, no Rio’. E meu filho: ‘Pai, nós estamos em Orlando’. Foi assim que eu descobri o tumor. Fizeram ressonância, tomografia e viram uma bola de oito centímetros na minha cabeça”, lembrou.

Oscar Schmidt interrompeu o tratamento de câncer. (Foto: Fábio Rocha/Globo)
Oscar Schmidt interrompeu o tratamento de câncer. (Foto: Fábio Rocha/Globo)

Após a descoberta, o atleta voltou ao Brasil para operar: “Voltei correndo e operei no dia seguinte. Perguntei ao doutor: ‘O que eu posso fazer agora?’. Ele disse que eu podia ir embora, que estava curado, porque eu meu tumor era considerado grau 2”.

“Dois anos depois, de novo nos Estados Unidos, o médico me mandou uma mensagem e a minha mulher viu. Ele queria me ver quando eu voltasse ao Brasil, tava na cara que eu tinha outro tumor. Ele me mostrou um negocinho minúsculo e já era grau 3, maligno. Fiz um mês de radioterapia e comecei a quimioterapia. E eu resolvi parar neste ano, é um negócio horroroso”, continuou.

Continua depois da Publicidade

Oscar fez o tratamento por 9 anos, mas resolveu interromper as medicações. “Eu não tenho mais medo de morrer, e eu morria de medo de fechar o olho e não ver mais nada. Hoje pode me levar. Já falei com Deus tantas vezes, mais uma pode me levar”, concluiu. Assista: 

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques