Otaviano Costa revelou, nesta segunda-feira (22), que foi diagnosticado com aneurisma da aorta ascendente torácica. Em vídeo no Instagram, o apresentador contou que, após sentir algumas dores perto do coração, fez um exame de eletrocardiograma e acabou descobrindo a dilatação de uma artéria. “Estava colocando minha vida em risco“, declarou.
No registro, ainda no hospital, ele detalhou o que aconteceu. Segundo o artista, o diagnóstico foi recebido em 6 de junho, um dia antes do aniversário de sua esposa, Flávia Alessandra. “Há mais ou menos 30 dias, minha vida virou de cabeça para baixo. Eu estava ótimo de saúde, não tinha nenhum sintoma, mas tinha uma dorzinha que estava me incomodando“, iniciou.
“Como não estava conseguindo fugir para São Paulo para fazer meu check-up rotineiro há mais ou menos dois anos, e entender o avanço das minhas condições físicas e de saúde, eu resolvi me consultar com um médico que não conhecia, o doutor cardiologista Antônio Masseto, no dia 6 de junho, antes do aniversário da Flavinha“, explicou.
Em seguida, Otaviano falou sobre a gravidade do aneurisma. “Num simples ecocardiograma, ele detectou o avanço de algo que estava colocando minha vida em risco. Eu estava com aneurisma da aorta ascendente torácica, num nível muito perigoso, que a qualquer momento, por não estar com nenhum sintoma externo detectável, nenhuma questão, eu poderia, a qualquer momento, ter o rompimento da minha aorta e ser irreversível“, revelou.
O apresentador explicou que o aneurisma “é o inchaço da veia” e que, no caso dele, foi causado por uma “válvula bicúspide”. “Eu nasci com duas. O normal era ter três pazinhas, tricúspides. A minha tinha duas pazinhas, somente, bicúspides. E, por isso, jogava muito sangue na minha aorta. E minha aorta inchou muito nos últimos tempos. E aí colocou a minha vida em risco, a qualquer esforço que eu fizesse com o coração a mil, seria fatal“, contou.
Ainda, o artista disse que decidiu contar para a família, incluindo Flávia Alessandra, após o aniversário da atriz, e que optou pela cirurgia para não correr mais riscos. O procedimento cirúrgico foi realizado, no dia 10 de julho, pela equipe do Dr. Roberto Kalil Filho, no Sírio Libanês, na capital paulista.
“A cabeça começou a girar, né? Porque não é uma cirurgia pequena. É uma cirurgia muito invasiva“, disse Costa. Emocionado, ele falou que, antes da cirurgia, sentiu que estava vivendo alguns momentos pela última vez. “Sabendo que era fundamental a cirurgia, eu resolvi conversar comigo mesmo e me dominei pela coragem. Eu entendi que era necessário“, declarou.
De acordo com Otaviano, o procedimento durou cerca de 7 horas. O artista preferiu manter o diagnóstico em sigilo até estar tudo bem e em recuperação. Nesta segunda (22), ele recebeu alta do hospital. “Eu estava muito apreensivo“, desabafou.
“Aí fiz a cirurgia, fui para a UTI, passei três dias na UTI e agora estou aqui, em um apartamento da unidade coronária do Sírio Libanês. E tô vivo! Celebrando hoje uma semana da cirurgia e também recebo a notícia da minha alta. Agora eu começo com muita paciência a minha volta à vida. Não é fácil, é um recondicionamento físico, estou fazendo muita fisioterapia, estou me alimentando bem, cada pequeno passo de uma vida comum, escovar o dente, fazer o número dois, tomar banho de pé, a gente celebra. Agora é viver a vida plenamente e continuar acompanhando“, comentou o apresentador, indo às lágrimas.
Por fim, ele aconselhou os seus seguidores a se cuidarem e agradeceu o apoio da equipe e dos familiares. “Todos os médicos e as médicas. Toda a turma da enfermagem, esses anjos, que fazem com uma nobreza e um profissionalismo incrível. […] Agora é vida que segue. E eu quero muito, do fundo do meu coração, desse coração aqui, quase novo, dessa aorta nova aqui, eu quero que vocês se cuidem!“, concluiu. Assista: