Uma recente exibição de “Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York”, filme de quase três décadas atrás causou polêmica nos EUA. É que a CBC, uma emissora pública do Canadá, cortou a cena em que o atual presidente norte-americano Donald Trump participava do longa.
Na versão original, o empresário podia ser visto caminhando por um hotel dele em Nova York quando era abordado por Kevin McCallister, personagem de Macaulay Culkin. Sem imaginar de quem se tratava, o garoto questionava sobre como chegar ao lobby do local. “No fim do corredor, à esquerda”, respondia Trump, que àquela época não era apresentador de reality show, muito menos político. Relembre:
https://www.youtube.com/watch?v=r1WngHOFYVQ&feature=emb_title
Na exibição feita essa semana no Canadá, a cena simplesmente deixou de ser mostrada, o que irritou os apoiadores do presidente. Sem provas, muitos acusaram o canal de ter ‘censurado’ a sequência justamente para provocar o ruivo. O filho do presidente, Donald Trump Jr. chegou a tuitar uma publicação que definia a suposta afronta como algo patético e apontava para um viés de esquerda da emissora em questão.
‘Pathetic’: Canada’s CBC under fire when Trump’s cameo in ‘Home Alone 2’ disappears from Christmas broadcast https://t.co/zJUij9qrLe
— Donald Trump Jr. (@DonaldJTrumpJr) December 26, 2019
Diante da repercussão, a Canadian Broadcasting Corporation declarou que a cena de Trump foi cortada por conta do tempo disponível para exibição e que tal remoção fora feita muito antes das eleições presidenciais de 2016 nos EUA.
“Como costuma acontecer com os filmes adaptados para a televisão, o ‘Esqueceram de Mim 2’ foi editado para o tempo de exibição“, disse Chuck Thompson, executivo da CBC à revista Variety . “A cena com Donald Trump foi uma das várias que foram cortadas do filme, pois nenhuma delas era parte integrante e decisiva da trama. Essas edições foram feitas em 2014, quando adquirimos o filme e antes da eleição do Sr. Trump“, explicou.
De fato, esse tipo de prática é muito comum na TV aberta. Para dar espaço a intervalos comerciais, os canais costumam picotar produções, tirando cenas consideradas desnecessárias para o entendimento do enredo. Dias atrás dessa polêmica, Trump havia comentando sobre sua participação no longa ao ser questionado por um soldado norte-americano. “Estou em ‘Esqueceram de Mim 2’ e muitas pessoas falam sobre isso todos os anos, especialmente nessa época [de Natal]… Me senti honrado de participar dele”, declarou.