Sempre sincerão, Peter Dinklage, o eterno Tyrion Lannister, não teve papas na língua ao criticar a Disney. Durante um episódio do podcast “WTF” de Marc Maron, divulgado ontem (24), o ator, que possui uma forma de nanismo chamada acondroplasia, acusou o estúdio de contar uma “história retrógrada” ao fazer outra adaptação em live-action de “Branca de Neve e os Sete Anões”.
O astro de “Game of Thrones” afirmou que, devido à sua condição, ele tem um “assento na primeira fileira para muita hipocrisia acontecendo” em Hollywood. Quando questionado sobre o assunto, Dinklage então usou o remake da animação de 1937 como exemplo. Estrelado por Rachel Zegler, o longa da Disney vem recebendo elogios por seu elenco racialmente diversificado.
No entanto, aos olhos de Peter, a história continua reforçando estereótipos negativos quando se fala da representação de pessoas com deficiência. “Sem querer ofender ninguém, mas fiquei um pouco surpreso quando eles ficaram muito orgulhosos de escalar uma atriz latina como Branca de Neve”, apontou o ator. “Mas você ainda está contando a história de ‘Branca de Neve e os Sete Anões’. Dê um passo para trás e veja o que você está fazendo. Isso não faz sentido para mim. Você é progressista de certa forma, mas ainda está fazendo aquela história retrógrada de sete anões vivendo juntos em uma caverna… o que diabos você está fazendo?”, disparou ele.
Dinklage acrescentou: “Com todo amor e respeito à atriz [Zegler] e às pessoas que achavam que estavam fazendo a coisa certa, mas eu fiquei tipo: ‘O que você está fazendo?'”. No entanto, o respeito pelos colegas de profissão não o impediu de questionar a empresa de Walt Disney e todos os envolvidos. “O que você está fazendo, cara? Será que eu não fiz nada para que a minha causa avançasse? Acho que não gritei o suficiente”, lamentou.
Peter concluiu a entrevista declarando ao comediante que adoraria ver uma releitura de Branca de Neve com uma pegada “f*dida, legal e progressiva”. “Se você contar a história de ‘Branca de Neve’ com uma visão mais progressiva e bacana? Vamos fazer isso. Estou dentro”, disse Dinklage. “Mas eu simplesmente não sei. As pessoas não aceitam riscos”, refletiu. Até o momento, a Disney não se pronunciou sobre o assunto. Ouça o podcast na íntegra:
Programada para começar a produção este ano, a adaptação de ‘Branca de Neve’ será dirigida por Marc Webb (“O espetacular Homem-Aranha”) e terá Marc Platt como produtor. Assim como a trama, a trilha sonora, originalmente composta por Frank Churchill, Leigh Harline e Paul J. Smith, também ganhará uma atualização. A dupla vencedora do Oscar e do Tony, Benj Pasek e Justin Paul, escreverá novas músicas para o longa.