Hugo Gloss

Polícia Civil conclui causa da morte de Tio Wilson, baterista da banda Lagum; saiba os detalhes

Nesta sexta-feira (11), a Polícia Civil anunciou que finalizou o laudo pericial de investigação das causas da morte de Breno Braga, mais conhecido como Tio Wilson, baterista da banda Lagum. O laudo concluiu que o artista, de 34 anos, faleceu no dia 12 de setembro de “causa natural por miocardiopatia dilatada”.

Segundo a Faculdade de Medicina da USP, a miocardiopatia dilatada pode causar sintomas como falta de ar, cansaço e até morte súbita. “A doença faz inchar uma parte do coração e, em estágio avançado, compromete as funções da valva mitral, que fica no lado esquerdo do órgão e orienta o sangue até a aorta (artéria que leva o sangue do coração para o corpo)“, relata.

Por conta da doença, o ventrículo esquerdo fica muito inchado. “O anel da valva mitral aumenta de tamanho e passa a não funcionar corretamente. Uma parte do sangue acaba voltando para os pulmões em vez de seguir pela aorta“, explica. Dados do Ministério da Saúde afirmam que o problema atinge cerca de 2 milhões de brasileiros por ano.

Na data da morte de Breno, a banda fazia um show em um drive-in em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O grupo se apresentou às 21 horas e, pelos ingressos terem esgotado rapidamente, uma outra sessão foi aberta, para as 23 horas. No intervalo dos shows, Tio Wilson se sentiu indisposto e sofreu uma parada cardiorrespiratória, segundo o comunicado que a banda divulgou naquela noite. Era a primeira vez que a Lagum voltava aos palcos desde o início da quarentena.

É com profunda e imensa tristeza que a Equipe Lagum comunica o falecimento de Breno Braga, nosso querido Tio Wilson. Breno teve uma indisposição depois de um show na noite deste sábado, 12 de setembro. O falecimento se deu em função de uma parada cardiorrespiratória. Desde já, agradecemos o amor ao nosso irmão e as mensagens de solidariedade“, publicou a banda.

O baterista era casado com Ellen Cassim, de 38 anos. Em outubro, a viúva anunciou que estava grávida do artista. Ao G1, ela contou que a gestação foi uma surpresa. “Só um pedacinho dele mesmo para me confortar, a falta que vou sentir pelo resto da minha vida ninguém supriria, a não ser um pedacinho dele”, afirmou. O bebê é um menino, que se chamará José.

Ellen espera seu primeiro filho com Tio Wilson. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Homenagem ao músico

No comecinho de outubro, a banda lançou o clipe de “Ninguém me Ensinou”, em uma linda homenagem ao Tio Wilson. “A gente tem um monte de músicas gravadas, todas com a batera do Tio. Antes dele partir a gente se perguntava quais eram as nossas preferidas e, pro Tio, ‘NINGUÉM ME ENSINOU’ era a melhor. Não sei se pela euforia que a música passa ou se pela mensagem da letra… Cada um vai interpretar de um jeito, mas é muito louco como ela se encaixa perfeitamente pra qualquer um de nós nesse momento”, explicou o grupo nas redes sociais para os fãs.

 “O Tio realizou muitos dos seus sonhos ao nosso lado. E a gente também só realizou os nossos sonhos quando ele chegou na banda”, disse o vocalista Pedro Calais, fazendo referência à letra da canção, que celebra a vida e a juventude, mas também sugere uma reflexão sobre os sonhos. “Ele era um cara que trazia essa palavra de gratidão, de sermos gratos a tudo que temos”, recorda-se o artista.

No videoclipe da canção, o grupo fez questão de evidenciar o jeito bem humorado e extrovertido de Tio Wilson. Nas imagens, os quatro integrantes, Pedro Calais, Otavio Cardoso, Glauco Borges e Francisco Jardim, aparecem em cenas com os amigos e familiares do baterista. Tio Wilson esteve presente na banda por quatro anos, e ajudou a produzir e lançar 25 músicas. “O Tio tinha uma personalidade agregadora e sempre foi muito atencioso com as pessoas, independente do cargo delas. Isso é algo que vamos levar para sempre com a gente”, garantiu Otávio, mais conhecido como Zani. “Ele entregava muito amor e carinho sem pedir nada em troca”, acrescentou Francisco.

Sair da versão mobile