Hugo Gloss

Prótese de nariz de Bradley Cooper gera revolta na web após trailer de “Maestro”, e filhos de Leonard Bernstein se manifestam; entenda

O próximo filme de Bradley Cooper, “Maestro”, no qual ele é diretor e ainda estrela como o maestro e compositor Leonard Bernstein, recebeu críticas após o lançamento de seu primeiro trailer. Internautas ficaram irados devido a uma prótese de nariz usada por Cooper, e o acusaram de reforçar estereótipos antissemitas em sua retratação do compositor judeu.

A polêmica começou nesta terça-feira (15), com a divulgação da prévia do longa, que é uma produção da Netflix. No vídeo, estrelado por Cooper e Carey Mulligan como Bernstein e sua esposa, Felicia Montealegre Bernstein, podemos ver o galã — que não é judeu — com uma prótese de nariz maior do que o real nariz do maestro, que é filho de pais judeus ucranianos.

 

O detalhe causou a ira da web, que classificou o filme como um caso de “jewface” – termo usado para caracterizar representações estereotipadas ou inautênticas de judeus. Internautas disseram, ainda, que a caracterização de Bradley seria carregada de antissemitismo (preconceito, hostilidade ou discriminação contra judeus em geral).

“Parece completamente desnecessário ter ido nessa direção, dada à estranha semelhança. O verdadeiro Leonard Bernstein não tinha o nariz engraçado que Bradley Cooper está usando em ‘Maestro'”, destacou um usuário do X (antigo Twitter). “Não havia necessidade de Bradley Cooper adicionar uma estranha prótese de nariz em cima disso para interpretar Leonard Bernstein, já que seu próprio nariz é mais longo!”, destacou outro.

Bradley Cooper e Carey Mulligan em “Maestro”. (Foto: Divulgação/Netflix)

“Bradley Cooper está usando uma prótese de nariz insanamente grande para interpretar um judeu em ‘Maestro’, e todos nós devemos agir como se isso fosse legal e normal?”, comentou um terceiro. “Apenas procurei uma foto do verdadeiro Leonard Bernstein … a grande prótese antissemita de Bradley Cooper definitivamente não era necessária”, outro internauta apontou.

Ator foi criticado por prótese usada no longa. (Foto: Divulgação/Netflix)

A organização “Stop Antisemitism” encabeçou a discussão, que chegou a ficar entre os tópicos mais discutidos do X após o lançamento do trailer. “Hollywood escalou Bradley Cooper – um não judeu – para interpretar a lenda judaica Leonard Bernstein e enfiou nele um repugnante e exagerado ‘nariz de judeu’. Tudo isso enquanto dizia não a Jake Gyllenhaal, um homem verdadeiramente judeu, que sonhava em interpretar Bernstein há décadas. Doentio”, disparou a ONG.

 

Com a repercussão e os ataques direcionados a Cooper, os familiares do já falecido Bernstein resolveram se manifestar. Em nota divulgada no perfil oficial de Bernstein no X, hoje (16), Jamie, Alexander e Nina Bernstein, os filhos do maestro que morreu em 1990, saíram em defesa de Bradley. Leia a íntegra:

“Bradley Cooper incluiu nós três em cada etapa de sua incrível jornada ao fazer seu filme sobre nosso pai. Ficamos profundamente tocados ao testemunhar a profundidade de seu compromisso, seu abraço amoroso à música de nosso pai e a pura alegria de coração aberto que ele trouxe para sua exploração. Quebra nossos corações ver quaisquer deturpações ou desentendimentos de seus esforços. É verdade que Leonard Bernstein tinha um nariz bonito e grande. Bradley escolheu usar maquiagem para amplificar sua semelhança, e estamos perfeitamente bem com isso. Também temos certeza de que nosso pai também ficaria bem com isso. Qualquer reclamação estridente sobre esse assunto nos parece, acima de tudo, uma tentativa insincera de rebaixar uma pessoa de sucesso – uma prática que observamos com muita frequência perpetrada em nosso próprio pai. Em todos os momentos durante a produção deste filme, pudemos sentir o profundo respeito e, sim, o amor que Bradley trouxe ao retrato de Leonard Bernstein e sua esposa, nossa mãe Felicia. Nos sentimos muito afortunados por ter tido essa experiência com Bradley e mal podemos esperar para que o mundo veja sua criação”.

Sair da versão mobile