[Alerta de gatilho: o texto abaixo fala sobre suicídio] Lisa Marie Presley, filha de Elvis e Priscilla, faleceu em janeiro de 2023, aos 54 anos. Quase dois anos após sua morte, a filha da estrela, Riley Keough, compartilhou suas reflexões sobre a perda em conversa com a People.
De acordo com a atriz, além da obstrução do intestino delgado, a morte de Lisa Marie também foi influenciada por traumas emocionais. Keough destacou que a morte do irmão, Benjamin, que tirou a própria vida aos 27 anos em 2020, afetou profundamente sua mãe.
Benjamin era fruto do relacionamento entre Lisa e o ex-marido Danny Keough. “Minha mãe fez o possível para encontrar forças para mim e minhas irmãs mais novas [as gêmeas Finley e Harper, fruto do casamento com Michael Lockwood] depois que Ben morreu, mas sabíamos quanta dor ela sentia”, disse Riley. “Minha mãe morreu fisicamente devido aos efeitos colaterais da cirurgia [bariátrica, que ela fez meses antes da obstrução no intestino], mas todos nós sabíamos que ela morreu de coração partido”, ressaltou.
As declarações de Keough foram feitas durante a divulgação do livro de memórias póstumas de Lisa Marie, “From Here to the Great Unknown (Daqui até o Grande Desconhecido)”. Após a morte do filho, Lisa falava frequentemente sobre o luto e chegou a afirmar, em um texto para a People em 2022, que “nunca seguiria em frente”.
No livro, a cantora revelou que ela e Riley se curaram “ajudando as pessoas”. “Um garoto escreveu para Riley e disse: ‘Eu não me matei ontem à noite por causa do que você disse que isso faria com minha família e com aqueles que ficaram para trás. Então, obrigado’. Isso me ajudou. Isso me me levantou”, admitiu Presley.
Para finalizar o livro, que Riley prometeu a Lisa Marie ajudar a escrever antes de sua morte, a estrela de “Daisy Jones & The Six” ouviu áudios das memórias gravadas por sua mãe. A atriz confessou que a parte mais difícil da conclusão da obra foi escrever sobre a morte de seu irmão. “Foi incrivelmente difícil de escrever, assim como a queda de minha mãe no vício. E sua própria morte, é claro”, confessou.
Por fim, Keough compartilhou o que espera alcançar ao lançar o livro da mãe: “Espero que, em uma circunstância extraordinária, as pessoas se identifiquem com uma experiência muito humana de amor, desgosto, perda, vício e família. [Minha mãe] queria escrever um livro na esperança de que alguém pudesse ler sua história e se identificar com ela, para saber que não está sozinho no mundo. Sua esperança com este livro era apenas uma conexão humana. Então essa é a minha [esperança].”
“From Here to the Great Unknown (Daqui até o Grande Desconhecido)”, de Lisa Marie Presley e Riley Keough, será lançado em 8 de outubro.