Anunciando o príncipe Archie Harrison e a princesa Lilibet Diana! Os filhos do príncipe Harry e Meghan Markle são oficialmente chamados de príncipe e princesa. A confirmação veio nesta quarta-feira (8), depois do anúncio de batizado da filha mais nova do casal. Na mensagem, os representantes dos royals se referem à pequena com seu novo título real.
“Posso confirmar que a princesa Lilibet foi batizada na sexta-feira, 3 de março, pelo bispo da diocese episcopal de Los Angeles, o Rev. John Taylor”, disse um porta-voz dos duques de Sussex à People. Uma fonte próxima à família real disse que o rei Charles, a rainha consorte Camilla, o príncipe William e Kate Middleton foram convidados para a cerimônia, mas eles “não compareceram”. O veículo informou que os títulos infantis serão usados apenas em “ambientes formais e não no uso diário”.
Embora Harry e Meghan não tenham dito nada sobre seu filho, parece que o Palácio de Buckingham considerou a mudança para as duas crianças. Originalmente, Lilibet, e seu irmão mais velho Archie não receberam títulos de HRH – His ou Her Royal Highness (Sua Alteza Real, em tradução do inglês) – devido à sua posição na linha de sucessão. Na época do nascimento de ambos, eles eram bisnetos da rainha Elizabeth II. Após a morte da soberana, em setembro, Charles tornou-se rei. Como resultado, Archie e Lilibet se tornaram netos de um monarca, o que mudou seus papéis reais.
Quando Harry e Meghan se casaram, em maio de 2018, a rainha Elizabeth deu a eles os títulos de duque e duquesa de Sussex. Com isso, Archie também tinha direito ao “título de cortesia” de Conde de Dumbarton, contudo, o casal não lhe deu a nomeação. No futuro, o primogênito herdará o ducado e o título de Sussex.
Depois de Harry e Meghan se afastarem seus deveres reais em 2020, os títulos de seus filhos ficaram como uma incógnita por um tempo. No início do ano, foi noticiado que o rei Charles III estaria esperando as revelações do novo livro de Harry para decidir o futuro dos netos na família real. “Sabemos que os títulos são importantes para Charles, e ele supostamente quer limitá-los ao nível superior da realeza”, afirmou a especialista na realeza Katie Nicholl na época. “Ele também está relutante que seu irmão, o príncipe Edward, assuma o título de duque de Edimburgo, mesmo sendo o desejo de seu falecido pai”, completou.
A novidade parece ser um alívio para os duques de Sussex. Recentemente, um contato revelou ao The Sun que Harry e Meghan estariam preocupados com a segurança dos filhos, já que “ser príncipe e princesa lhes daria o direito de ter certos níveis de segurança real”. Agora, o site oficial da família real deverá ser atualizado com os novos títulos dos royalzinhos.