Em triste desabafo, príncipe William fala pela primeira vez sobre afastamento do irmão Harry da realeza: “Somos entidades separadas”; saiba os detalhes!

Vixe, as estruturas da família real britânica seguem abaladíssimas com o anúncio de que Harry e Meghan Markle estão se afastando de seus cargos seniores na monarquia… Neste domingo (12), a imprensa mundial relatou sobre a possível reação do irmão do duque de Sussex, o príncipe William.

De acordo com fontes ouvidas pelo jornal The Sunday Times, o monarca não gostou muito da decisão do caçula da família. “Abracei meu irmão a vida toda e não posso mais fazer isso. Somos entidades separadas”, disparou o primogênito de Diana e Charles para um amigo.

Continua depois da Publicidade

Apesar de não ser favorável, o marido de Kate Middleton teria dito que irá apoiar o casal e que tem esperanças que tudo isso seja apenas uma fase… “Tudo o que podemos fazer e tudo o que posso fazer é tentar apoiá-los e esperar que chegue a hora em que todos estaremos de acordo. Quero que todos joguem no mesmo time”, confidenciou o rapaz.

William esteve ao lado de Harry durante o casamento do caçula com Meghan Markle. Foto: Getty

Não é de hoje que a mídia vem especulando sobre o afastamento de Harry e William. “Após a morte de sua mãe, a princesa Diana, em 1997, os dois irmãos foram unidos pela tragédia de sua infância. Mas é inevitável, à medida que crescem e desenvolvem personalidades diferentes, que a sincronicidade não funcione mais”, disse o historiador real Robert Lacey para a revista People.

Continua depois da Publicidade

Outro fator que pode ter reforçado a distância entre os irmãos é a sucessão do trono… Enquanto a rainha Elizabeth transfere muitas de suas obrigações para o filho Charles, William, que é o próximo na linhagem, também tem assumido outros compromissos que antes faziam parte da agenda do pai.

Kate Middleton, príncipes William e Harry e Meghan Markle em evento. Foto: Getty.

Há uma grande expectativa de que os membros da família real se pronunciem oficialmente durante esta próxima semana. Enquanto Meghan Markle já teria deixado o Reino Unido e voltado para o Canadá, Harry deve se encontrar com a família real na segunda-feira (13) para discutir os detalhes de como funcionará sua vida, da esposa e do pequeno Archie daqui pra frente.

Continua depois da Publicidade

Entenda a decisão de Harry e Meghan Markle

Após muitos rumores, no dia 8 de janeiro, os duques de Sussex usaram sua conta oficial no Instagram para confirmar que estavam se afastando dos cargos seniores dentro da monarquia britânica. “Depois de muitos meses de reflexões e discussões internas, nós escolhemos fazer uma transição neste ano e começar a forjar um novo e progressivo papel nesta instituição”, iniciaram o comunicado.

Meghan Markle e Príncipe Harry (Foto: Chris Jackson/Getty Images)

De acordo com o casal, eles buscam um lugar mais tranquilo dentro da realeza, além de independência financeira. “Nós pretendemos nos afastar do posto de membros ‘seniores’ da família real britânica e trabalhar para nos tornarmos independentes financeiramente, enquanto continuamos a apoiar completamente Sua Majestade, a rainha”, afirmaram. E acrescentaram, agradecendo ao público: “É com o seu encorajamento, particularmente nos últimos anos, que nós nos sentimentos preparados para fazer a mudança”.

Continua depois da Publicidade

No pronunciamento, Harry e Meghan citaram a vontade de passar mais tempo na América do Norte — provavelmente no Canadá. “Nós planejamos dividir nosso tempo entre o Reino Unido e a América do Norte, continuando a honrar nosso dever com a rainha, a Commonwealth, e nossos patrocínios. Esse balanço geográfico nos permitirá criar nosso filho com o apreço pela tradição real na qual ele nasceu, enquanto também providenciamos à nossa família o espaço para focar no próximo capítulo, incluindo o lançamento da nossa nova entidade filantrópica”, informaram.

https://www.instagram.com/p/B7EaGS_Jpb9/?igshid=1vdfq3qzfxd2h

Mais tarde, eles explicaram melhor em seu site como funcionaria essa nova etapa de suas vidas, dizendo terem muito orgulho do trabalho filantrópico que fazem, e que estarão comprometidos com suas instituições de caridade. No entanto, eles valorizam a possibilidade de ganhar dinheiro profissionalmente, algo que a estrutura atual da monarquia os proíbe de fazer.

Continua depois da Publicidade

Por esta razão, eles decidiram se tornar membros da família real financeiramente independentes. Deste modo, o casal sente que vai poder continuar suas obrigações ligadas à coroa, enquanto tem um futuro financeiro autônomo para trabalhar externamente. “Enquanto a contribuição financeira da realeza cobre apenas cinco por cento dos custos do duque e da duquesa de Sussex, e é usado especificamente para as despesas do escritório oficial deles, Suas Altezas Reais preferem abrir mão deste laço financeiro”, afirmou o SussexRoyal.com.