Especialista em leitura labial revela o que rei Charles III teria dito ao receber ovadas durante evento

O rei e a rainha consorte foram atacados por um manifestante solitário durante uma visita a York e quase foram atingidos por ovos

Camilla Parker Bowles E Rei Charles Iii

Parece que o rei Charles III se manteve calmo depois de ser surpreendido por uma chuva de ovos, nesta quarta-feira (9). As palavras do monarca após o incidente teriam sido reveladas por Jeremy Freeman, um especialista em leitura labial entrevistado pelo jornal The Mirror.

Freeman afirmou que, logo que percebeu que estava recebendo ovadas, Charles continua apertando a mão de uma mulher de chapéu vermelho, antes de dizer calmamente: “Prazer em conhecê-la”. Já quando a multidão começa a vaiar o manifestante, o rei se vira para a senhora de uniforme militar e diz a ela: “Está tudo bem, vamos continuar”.

Continua depois da Publicidade

Alguns segundos depois, ele se dirige a um dos seguranças e pergunta se estava tudo bem”, tendo uma resposta positiva de seu oficial. “Já estão cuidando dele”, teria afirmado a autoridade.

The King And The Queen Consort Visit Yorkshire Day Two
Charles cumprimentava os súditos quando notou que estava recebendo ovadas (Foto: Getty)

O ataque aconteceu quando o rei e a rainha consorte Camilla Parker Bowles conversavam com moradores em York, no norte da Inglaterra, minutos antes da cerimônia de inauguração de uma estátua da rainha Elizabeth II, que faleceu em setembro.

Nas imagens, é possível ver o casal caminhando e interagindo com alguns dos “súditos” que se aglomeraram no Micklegate Bar, um portal medieval em que a família real britânica é tradicionalmente recebida na cidade. Em certo momento, um ovo cruza o ar e cai do lado direito de Charles, que se vira para conferir o que havia sido jogado, mas parece não se incomodar.

Continua depois da Publicidade

Na sequência, outros ovos foram jogados e caíram no chão. Nenhum deles parece atingir o casal real, mas é possível ouvir vaias e ver a surpresa de Camilla, enquanto seguranças, secretários e políticos se reúnem para protegê-los. Confira abaixo:

Continua depois da Publicidade

Após o ocorrido, policiais conseguiram deter o responsável, que estava no meio da multidão que aguardava pela dupla. A agência de notícias britânica PA revelou que o rapaz teria gritado acusações contra a monarquia enquanto estava sendo levado pelas autoridades. “Este país foi construído sobre o sangue dos escravos”, teria dito o homem, que não teve sua identidade revelada.

O último incidente ocorre em meio a relatos de que o rei quer ter “discussões honestas e verdadeiras” para ajudar a reparar as relações com os afetados pelo papel da Grã-Bretanha no comércio transatlântico de escravos.

Continua depois da Publicidade

Esta não é a primeira vez que a família real britânica é alvo deste tipo de ataque. Ainda este ano, durante uma visita a Nottingham, na Inglaterra, ovos também foram jogados no carro de Elizabeth II. Manifestantes anti-britânicos já haviam atirado ovos em Charles durante uma caminhada no centro de Dublin em 1995.

The King And The Queen Consort Visit Yorkshire Day Two
Estátua em homenagem à Elizabeth II foi inaugurada em York (Foto: Getty)

Apesar do susto, a estátua da saudosa rainha foi inaugurada com sucesso. “A falecida rainha sempre esteve vigilante pelo bem-estar de seu povo durante sua vida. Agora, sua imagem cuidará do que se tornará a Queen Elizabeth Square nos próximos séculos”, disse Charles na ocasião.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques