Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (9), Kate Middleton atualizou os seguidores sobre o tratamento de câncer. Na gravação, a princesa de Gales revelou ter concluído a quimioterapia preventiva, após meses afastada da vida pública.
Além de detalhar o processo de tratamento, a esposa de William também confessou que os últimos nove meses foram “incrivelmente difíceis“.
“À medida que o verão chega ao fim, não consigo expressar o alívio que é ter finalmente concluído meu tratamento de quimioterapia. Os últimos nove meses foram incrivelmente difíceis para nós como família. A vida como você a conhece pode mudar em um instante, e tivemos que encontrar uma maneira de navegar pelas águas tempestuosas e caminhos desconhecidos”, começou a princesa.
Ela continuou, explicando a dificuldade que os familiares tiveram ao lidar com seu diagnóstico e o que aprenderam ao longo dos meses de quimioterapia. O vídeo foi marcado por momentos de Kate com os filhos, George, Charlotte, e Louis, bem como o marido, o príncipe William.
“A jornada do câncer é complexa, assustadora e imprevisível para todos, especialmente para aqueles mais próximos de você. Com humildade, também coloca você cara a cara com suas próprias vulnerabilidades de uma forma que você nunca considerou antes. E com isso, uma nova perspectiva sobre tudo. (…) Este tempo, acima de tudo, lembrou a William e a mim de refletirmos e sermos gratos pelas coisas simples, mas importantes da vida, que muitos de nós muitas vezes consideramos certas, de simplesmente amar e ser amado”.
Kate esclareceu que, apesar de ter concluído a quimioterapia, ainda não está curada da doença. “Fazer o que posso para me manter livre do câncer agora é o meu foco. Embora eu tenha terminado a quimioterapia, meu caminho para a cura e recuperação total é longo e devo continuar a aproveitar cada dia conforme ele chega”, ressaltou.
Apesar disso, ela revelou que o tempo de reclusão e distância dos compromissos como membro sênior da família real britânica chegou ao fim. “Estou, no entanto, ansiosa para voltar ao trabalho e realizar mais alguns compromissos públicos nos próximos meses, quando puder”, explicou Middleton, que em julho foi vista na final masculina do Campeonato de Tênis de Wimbledon em Londres, Inglaterra.
Por fim, Kate agradeceu o apoio e carinho que tem recebido desde o diagnóstico. “Apesar de tudo que aconteceu antes, entro nesta nova fase de recuperação com um renovado sentimento de esperança e apreço pela vida. William e eu estamos muito gratos pelo apoio que recebemos e recebemos muita força de todos aqueles que estão nos ajudando neste momento”, disse ela.
“A bondade, empatia e compaixão de todos têm sido verdadeiramente comovente. Para todos aqueles que continuam sua jornada contra o câncer, eu permaneço com vocês, lado a lado, de mãos dadas. Da escuridão pode surgir a luz, então deixe essa luz brilhar”, concluiu.
Assista abaixo: