O jogo dos sete erros dos royals! Nesta manhã (11), Kate Middleton se desculpou por editar uma foto da família – divulgada no Dia das Mães no Reino Unido – que causou polêmica na web. Mesmo com a “pressão crescente” para exibir publicamente o registro sem edição, o Palácio de Kensington se recusou a divulgar o original. A imagem tratada continua na conta oficial do príncipe e da princesa de Gales.
O burburinho começou quando grandes agências de notícia alertarem que a imagem havia sido manipulada e a retiraram dos sites. A Associated Press (AP), a Reuters, a Agence France-Presse (AFP) e a Getty Images emitiram um “kill notice”, termo da indústria usado para fazer uma retratação, explicando a medida tomada.
Na foto, que teria sido tirada pelo príncipe William, de acordo com o Palácio de Kensington, Kate surge junto aos herdeiros, os príncipes George e Louis, e a princesa Charlotte. Porém, não demorou para que alguns erros de edição fossem apontados na foto, e que passaram despercebidos pela equipe da família real britânica.
Veja o post original:
Thank you for your kind wishes and continued support over the last two months.
Wishing everyone a Happy Mother’s Day. C
📸 The Prince of Wales, 2024 pic.twitter.com/6DywGBpLLQ
— The Prince and Princess of Wales (@KensingtonRoyal) March 10, 2024
Inconsistências na foto
As falhas no Photoshop listadas pelos internautas incluem a manga da blusa da princesa Charlotte, do lado direito, que teria sido “cortada”, e o zíper da blusa de Kate, que parece desconectado. De acordo com o público, o cabelo de Charlotte não cai naturalmente nos ombros e as pontas parecem cortadas na edição. A saia da princesa também parece ter sido ajustada, com a parte superior “reta demais”.
O joelho da princesa Charlotte estaria borrado, e a estampa na manga do príncipe Louis parece alterada em comparação com a mesma estampa no restante da peça.
O dedão do príncipe Louis parece borrado, e a pedra em que ele apoia a mão está distorcida na borda.
A borda da pedra mais próxima da câmera também está distorcida, assim como o degrau ao fundo da imagem, que aparece com as linhas “desencontradas”.
Ainda de acordo com os internautas, o dedinho do príncipe Louis parece ter sido cortado, e a manga esquerda da blusa do príncipe George parece artificial em comparação com os demais tecidos que aparecem na imagem.
Outra inconsistência apontada é que a mão de Kate Middleton está borrada, apesar de a blusa do príncipe Louis estar nítida. O cabelo da princesa também está borrado, enquanto a blusa do príncipe George ao fundo está nítida.
O caimento do cabelo da princesa Charlotte, do lado esquerdo, parece “artificial”. Algumas linhas divergentes na blusa do príncipe George também contribuíram para a desconfiança do público.
Ainda nesta segunda-feira (11), Kate Middleton foi fotografada deixando o Castelo de Windsor com o príncipe William. O “sumiço” de Kate rendeu muitas teorias na web ao longo dos últimos dois meses. Desde que realizou uma cirurgia abdominal, no final de janeiro, a princesa tem se mantido afastada da vida pública e de seus compromissos como membro sênior da família real. Nas redes, rumores de que o quadro de saúde seria mais grave do que o apontado pelo Palácio ganharam tração.
Com a repercussão do caso, a assessoria da família real britânica emitiu um breve comunicado no dia 28 de fevereiro. “A Princesa de Gales, ainda está se recuperando de uma cirurgia no abdômen, segue bem”, declarou a equipe, de acordo com a revista “Hola”.