Mais uma foto icônica da família real é acusada de manipulação, e fotógrafo se manifesta

O clique de 2019 retornou à tona após um aviso da Getty Images aos meios de comunicação

The Duke And Duchess Of Sussex Visit South Africa

As imagens de Kate Middleton não são as únicas que estão gerando polêmica! Uma antiga foto de Archie, filho de Meghan Markle e príncipe Harry, retornou às manchetes depois que a agência Getty Images emitiu um aviso, afirmando que ela foi “aprimorada digitalmente”. Após a repercussão, Chris Allerton, fotógrafo responsável pelo clique, negou que tenha feito alguma alteração.

A empresa de fotografia não detalhou por que a imagem recebeu esse rótulo. A foto em questão foi realizada logo após o batizado do primogênito de Meghan e Harry, em 6 de julho de 2019. Ela mostra a duquesa de Sussex segurando o filho, na época com 2 meses, sentada ao lado do marido. O clique ainda inclui príncipe William, Kate Middleton, rei Charles III, rainha Camilla, Doria Ragland, mãe de Meghan, e as irmãs da princesa Diana.

Archie, agora com 4 anos, aparece com roupa tradicional de batizado. (Foto: Chris Allerton/SussexRoyal via Getty Images)

Após o assunto causar polêmica, Chris Allerton, responsável pelo clique, se manifestou ao Daily Mail e negou veemente que tenha feito uso do Photoshop. Ele, entretanto, afirmou que sua foto precisava apenas de um “ajuste mínimo” em seu tom e exposição de luz, mas que preparou meticulosamente a sua câmera e a iluminação antes da chegada da realeza. Então, sua concentração foi em “capturar um ambiente descontraído e um momento agradável, de forma rápida e eficiente para eles“.

Allerton ainda chamou as acusações de “um monte de mentiras” e agradeceu ao veículo por alertá-lo sobre a “nota do editor”, que foi adicionada pela agência, à sua imagem. “Entrei em contato com a equipe editorial da Getty para solicitar esclarecimentos“, concluiu o profissional.

Continua depois da Publicidade

O clique do batizado de Archie retornou à mídia após o furor da semana passada sobre o retrato do Dia das Mães de Kate. Depois dos rumores de que a foto estava com alterações, a princesa admitiu que “ocasionalmente faz experiências com edição“. Seis agências de fotografia, incluindo a Getty Images, retiraram a imagem de circulação após notarem a manipulação.

Além do “kill notice”, termo da indústria usado para fazer uma retratação explicando a medida tomada, a empresa inseriu a “nota do editor” nas fotos. Um retrato da falecida rainha Elizabeth II ao lado de seus netos e bisnetos, tirado por Kate em Balmoral, em agosto de 2022, também recebeu o mesmo aviso da Getty.

A Getty Images está realizando uma revisão das imagens e, de acordo com sua política editorial, está colocando uma nota do editor àquelas em que a fonte sugeriu que elas poderiam ter sido melhoradas digitalmente“, informou um porta-voz da agência ao Daily Mail. Os representantes de Meghan e Harry não se pronunciaram sobre o assunto.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques