Um novo retrato de Kate Middleton viralizou nesta quarta-feira (22) nas redes sociais, e rendeu reações diversas dos internautas.
A arte é assinada pela artista anglo-zambiana Hannah Uzor e foi destaque na capa da edição de julho da revista Tatler, como parte de uma série de retratos da família real.
Segundo informações do Page Six, a arte teria sido inspirada pela roupa usada por Kate em um banquete oficial real, em novembro de 2022 – o primeiro sob o reinado do Rei Charles III. Na ocasião, a esposa do príncipe William usava um vestido branco, com os ombros bordados em cristais.
A artista reproduziu também a tiara, os brincos de pérolas e diamantes do Mar do Sul que pertenciam à Princesa Diana, e também a pulseira de pérolas da Rainha Elizabeth II, bem como a faixa azul que finalizou o look.
Em entrevista, Uzor revelou que analisou milhares de fotos da princesa para recriar sua figura.
“Passei muito tempo olhando para ela, olhando suas fotos, assistindo a vídeos dela, vendo-a com sua família, vendo-a em visitas diplomáticas, vendo-a quando ela estava remando ou visitando crianças em hospitais”, disse Uzor em um vídeo.“Tem sido muito interessante para mim ter uma noção de quem ela é”, acrescentou.
Na descrição, a Tatler definiu a pintura como um retrato de “força, dignidade e coragem”. Todavia, após a obra viralizar nas redes sociais, internautas tiveram reações bastante negativas.
“Retrato decepcionante”, escreveu um seguidor da publicação. “Um retrato muito pobre, que falha totalmente em representar a beleza e a elegância da princesa de Gales”, concordou um segundo. “Que retrato horrível para uma linda mulher”, lamentou um terceiro. “Isso é uma piada?”, quis saber mais um.
No perfil Diet Prada, mais pessoas opinaram sobre o quadro. “Eu acho que é essa é uma obra prima de um artista do ensino fundamental e deve ser exibido orgulhosamente num encontro de pais e mestres, mas um retrato real? Ew”, falou um seguidor. “Os artistas estão trollando a realeza”, falou outro. “Acho que estamos presenciando uma tentativa de golpe através de retratos”, avisou um terceiro.