Os bastidores dos preparativos do funeral da princesa Diana, em 1997, provocaram tensão entre o príncipe Charles e seu ex-cunhado, Charles Spencer — irmão de Diana. De acordo com o livro “Battle of Brothers: William and Harry – the Inside Story of a Family in Tumult”, do autor Robert Lacey, uma discussão entre os dois teria levado o príncipe Charles a ofender sua ex-esposa.
Em trechos obtidos pela revista “People”, Lacey revelou que o irmão de Diana acreditava que seus jovens sobrinhos, o príncipe William, então com 15 anos, e o príncipe Harry, 12, não deveriam andar atrás do caixão de sua mãe durante a procissão para a Abadia de Westminster. “Spencer tinha certeza de que Diana teria ficado horrorizada com a ideia de seus filhos terem que suportar tal provação. Ele já tinha dito isso a Charles”, escreveu o autor.
O príncipe Charles, no entanto, “não tinha dúvidas de que deveria percorrer o longo caminho com os dois filhos ao lado dele”. Essa divergência não agradou Spencer, ainda mais porque ele discordava com o modo como a realeza organizou o funeral de Diana. “Spencer já estava zangado em nome de sua família, pois o funeral de sua irmã tinha sido sequestrado em uma ocasião real”, afirmou o livro, acrescentando que uma discussão entre eles “terminou com o conde [Charles Spencer é o nono Conde de Spencer] batendo o telefone na cara do ex-cunhado depois que Charles fez um comentário particularmente ofensivo sobre Diana”.
O teor da ofensa não é detalhado por Lacey. Mas, no fim das contas, William e Harry participaram ao lado do pai, do avô e do tio, da procissão real no enterro da mãe, seis dias após a morte dela em um acidente de carro em 31 de agosto de 1997.
“Battle of Brothers” será lançado no dia 15 de outubro na Inglaterra. Nele, o historiador Robert Lacey descreve como os traumas emocionais do príncipe William e do príncipe Harry, normalmente atribuídos à tragédia da morte da mãe, também podem ter raízes no colapso do casamento dos pais.
Em trechos já divulgados, o livro ainda descreve como um escândalo com fantasia nazista influenciou no começo da rivalidade entre os príncipes William e Harry. e também conta que o irmão mais velho ficou furioso após ver uma entrevista polêmica da mãe na TV.