Após a morte da rainha Elizabeth II, por breves complicações de saúde, o príncipe Harry falou pela primeira vez sobre a perda da avó. Em comunicado divulgado no site da fundação Archewell e assinado exclusivamente pelo marido de Meghan Markle, ele celebrou a vida e a liderança representada pela monarca durante todo o reinado.
“Ao celebrar a vida de minha avó, Sua Majestade a Rainha — e ao lamentar sua perda — somos todos lembrados da bússola orientadora que ela foi para muitos em seu compromisso com o serviço e o dever”, disse Harry.
O filho caçula do rei Charles III ainda lembrou as palavras ditas pela avó após a morte do esposo, príncipe Philip, em abril de 2021. “Ela era mundialmente admirada e respeitada. Sua graça e dignidade inabaláveis permaneceram verdadeiras ao longo de sua vida e agora de seu legado eterno. Vamos repetir as palavras que ela falou após a morte de seu marido, o príncipe Philip, palavras que podem trazer conforto para todos nós agora: ‘A vida, é claro, consiste em despedidas finais, bem como primeiros encontros'”, escreveu.
Harry também se emocionou ao mencionar o último adeus: “Vovó, embora esta despedida final nos traga grande tristeza, sou eternamente grato por todos os nossos primeiros encontros — desde minhas primeiras lembranças de infância com você, passando por lhe encontrar pela primeira vez como minha Comandante-chefe, até o primeiro momento que você conheceu minha querida esposa e abraçou seus amados bisnetos”.
“Eu aprecio esses momentos compartilhados com você, e os muitos outros momentos especiais. Você já faz muita falta, não apenas para nós, mas para todo o mundo. E no que diz respeito às primeiras reuniões, agora homenageamos meu pai em seu novo papel como rei Charles III”, acrescentou o príncipe.
Ao finalizar, Harry se mostrou grato pelo tempo que passou com a avó, que morreu aos 96 anos. “Obrigado pelo seu compromisso com o trabalho. Obrigado pelos seus conselhos. Obrigado pelo seu sorriso contagiante. Nós também sorrimos sabendo que você e o vovô estão reunidos agora, e ambos juntos em paz”, concluiu.
Apesar do príncipe ter abdicado das funções da família real para viver com sua esposa, Meghan Markle, e os filhos nos Estados Unidos, ele e Elizabeth eram muito próximos e costumavam protagonizar momentos de descontração nos encontros oficiais. A filha mais nova de Harry e Meghan, inclusive, recebeu o nome de Lilibet Diana – uma homenagem à monarca e também à mãe do príncipe, a princesa Diana.
William também se manifesta
Na carta escrita por William e compartilhada nas redes sociais da família real britânica, o primogênito da princesa Diana recordou os 70 anos de reinado de Elizabeth e sua importância para o povo inglês. “Na quinta-feira (8), o mundo perdeu uma líder extraordinária, cujo compromisso com o país, os Reinos e a Commonwealth era absoluto. Muito será dito nos próximos dias sobre o significado de seu reinado histórico”, começou o príncipe.
William apontou que, para ele, a perda vai muito além, já que ela era sua “vovó”. O herdeiro do trono destacou as memórias que construiu com a monarca e os filhos dele, George, Charlotte e Louis, além da esposa, Kate Middleton. “Eu, no entanto, perdi uma avó. E embora eu vá lamentar sua perda, também me sinto incrivelmente grato. Tive o benefício da sabedoria e segurança da rainha até minha quinta década. Minha esposa teve vinte anos de sua orientação e apoio. Meus três filhos puderam passar férias com ela e criar memórias que durarão por toda a vida”, escreveu.
O membro da realeza, que acabou de ser nomeado príncipe de Gales e é agora o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico, também pareceu fazer uma menção à morte da mãe, Diana. “Ela [a rainha Elizabeth II] estava ao meu lado nos meus momentos mais felizes. E ela esteve ao meu lado nos dias mais tristes da minha vida. Eu sabia que esse dia chegaria, mas levará algum tempo até que a realidade da vida sem vovó realmente pareça real”, lamentou ele. “Agradeço a ela pelo carinho que ela mostrou à minha família e a mim. E agradeço a ela em nome da minha geração por dar um exemplo de serviço e dignidade na vida pública que foi de outra época, mas sempre relevante para todos nós”, acrescentou.
Por fim, o príncipe compartilhou um dos maiores conselhos que recebeu da avó e reforçou que honrará seu legado apoiando o pai. “Minha avó disse que a dor era o preço que pagamos pelo amor. Toda a tristeza que sentiremos nas próximas semanas será uma prova do amor que sentimos por nossa extraordinária rainha. Honrarei sua memória apoiando meu pai, o rei, de todas as maneiras que puder”, finalizou.
A homenagem foi acompanhada por uma das fotos mais engraçadas dos dois, em um desfile militar na Inglaterra. Confira a íntegra:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques
Ver essa foto no Instagram