Rainha Elizabeth II: Médicos se preocupam com quadro de saúde da monarca e família é convocada

A família real se dirigiu ao castelo de Balmoral, na Escócia, para ficar próxima da monarca

Rainha Elizabeth

O Reino Unido e a família real britânica estão em estado de alerta quanto à rainha Elizabeth II. Na manhã desta quinta-feira (8), o Palácio de Buckingham emitiu um comunicado afirmando que médicos estão preocupados com o estado de saúde da monarca. De acordo com a revista People, membros da realeza estão se dirigindo ao castelo de Balmoral, na Escócia, para ficarem ao lado da rainha, que tem 96 anos.

“Após uma avaliação mais aprofundada nesta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A rainha permanece confortável em Balmoral”, disse uma nota divulgada pelo Palácio. Segundo a publicação, príncipe Charles e sua esposa, Camilla Parker Bowles, já estão no castelo escocês. Os outros três filhos de Elizabeth também vão ao encontro de sua mãe.

Continua depois da Publicidade

A princesa Anne, única filha da monarca, já estava na Escócia cumprindo alguns compromissos da realeza nesta semana. Além dela, o príncipe Andrew e o príncipe Edward, junto de sua esposa, Sophie, chegarão em breve ao castelo para ver a matriarca. Príncipe William, o segundo no linhagem do trono, também está a caminho de Balmoral. O príncipe Harry, que estava morando nos Estados Unidos e havia se afastado da realeza junto da esposa, Meghan Markle, também liberou sua agenda para se juntar ao lado da avó.

A nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, também deixou uma mensagem sobre a situação da monarca. “Todo o país está completamente preocupado com as notícias do Palácio de Buckingham nesta hora do almoço. Os meus pensamentos – e os pensamentos das pessoas em todo o Reino Unido – estão com Sua Majestade, a rainha, e sua família neste momento”, disse a premiê.

A última aparição pública de Elizabeth foi nesta terça-feira (6), justamente na recepção de sua nova primeira-ministra. Contudo, a rainha tem cancelado uma série de compromissos em decorrência de sua saúde. O último cancelamento foi nesta quarta-feira (7). “Depois de um dia cheio ontem, Sua Majestade aceitou o conselho dos médicos de descansar nesta tarde. Isso significa que o encontro do Conselho Privado que aconteceria nesta noite será rearranjado”, disse um outro comunicado da realeza.

Continua depois da Publicidade

O próprio encontro com Liz Truss teve de ser modificado. Pela primeira vez na história de seus 70 anos de reinado, Elizabeth não fez sua tradicional nomeação da primeira-ministra no Palácio de Buckingham, em Londres. A monarca preferiu transferir o encontro para o palácio de Balmoral, onde tem permanecido há mais de uma semana. Até então, todos os premiês anteriores haviam sido nomeados no palácio londrino.

Dias atrás, fotos recentes de Elizabeth já haviam gerado preocupação. Pelas redes sociais, muitos notaram um grande hematoma roxo na mão da rainha, o que foi motivo de uma série de especulações sobre sua saúde. “Por que a rainha tem um hematoma tão grande na sua mão. Eu me pergunto se a majestade está tomando injeções”, comentou um perfil no Twitter.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques