A treta real não tem fim… O príncipe Harry só teria descoberto que a rainha Elizabeth II havia morrido ao ler reportagens online. Segundo informações do portal Page Six, divulgadas nesta quinta-feira (22), fontes ligadas ao Palácio de Buckingham desmentiram a afirmação inicial de que todos os membros da família real foram informados do falecimento da monarca antes do público.
De acordo com o relato, no dia 8 de setembro, quando Elizabeth II faleceu aos 96 anos, Harry teria tentado desesperadamente chegar à cabeceira de sua avó para se despedir. Entretanto, o príncipe só chegou ao Castelo de Balmoral, na Escócia, horas depois do falecimento da rainha.
Ao Page Six, um contato do Palácio de Buckingham afirmou que, ainda pela manhã, Harry foi convocado para ir à Escócia por seu pai, o rei Charles III. Em contrapartida, outra fonte do palácio afirmou que, na realidade, nenhum membro da família real teria ligado para o duque de Sussex para informar sobre a morte da avó, e que, por isso, ele teria descoberto a notícia na web, quando desembarcou no final da tarde. Segundo o The Telegraph, o ruivo teria sido “o último a saber” do falecimento.
No entanto, essas novas afirmações contradizem o que foi dito pelo próprio palácio. Em meio às polêmicas de que o filho mais novo de Diana só teria sido informado cerca de cinco minutos antes do público, Buckingham se pronunciou. “O público só foi informado depois que todos os membros da família foram informados”, disseram os representantes da coroa, no último domingo (18).
Após o funeral da rainha, que aconteceu na segunda-feira (19), príncipe Harry e a esposa, Meghan Markle, viajaram de volta para a sua casa em Montecito, na Califórnia. O retorno aconteceu na quarta-feira (21), para que o casal pudesse ficar com os filhos, Archie e Lilibet, que não viajaram ao Reino Unido. “Acho que a forma como Harry e Meghan apareceram nos últimos dias mostra que eles só estavam esperando fazer a coisa certa e a certa por todos”, disse uma fonte ligada à família real.
Os dias que seguiram o falecimento de Elizabeth II deram indícios do que poderia ser uma reaproximação de Harry da realeza. Ao serem questionadas se ele e o irmão, príncipe William, realmente fizeram as pazes, as fontes do palácio afirmaram que os dois conversaram em jantares e reuniões em família.
Nesta semana, Gayle King, uma amiga de Meghan e Harry que estava em Londres para cobrir o funeral disse que: “Houve esforços de ambos os lados… para, tipo, acertar as coisas”. Em um papo com o programa “CBS Mornings”, King acrescentou: “As grandes famílias sempre passam por dramas, sempre passam por tumultos. Resta saber: eles vão ser atraídos para perto um do outro ou serão separados? […] Não tenho informações privilegiadas sobre isso, mas vou te dizer uma coisa: foi bom ver Harry junto com sua família“.
A ocasião do funeral da rainha Elizabeth II foi a primeira vez em que Harry esteve com toda a família desde que ele e Markle renunciaram às suas funções na vida real, em março de 2020, e se mudaram para a Califórnia, nos Estados Unidos.