Rainha Elizabeth II: Uma das últimas manifestações em vida da monarca foi direcionada ao Brasil; veja

A mensagem oficial da rainha foi publicada nesta quarta-feira (7), em homenagem aos 200 anos de Independência

Fotojet (7)
ouça este conteúdo

Um dos últimos recados públicos da rainha Elizabeth II, um dia antes de seu falecimento nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, foi uma mensagem ao povo brasileiro. Nesta quarta-feira (7), em homenagem aos 200 anos de Independência do Brasil, a monarca transmitiu o recado aos brasileiros e relembrou a sua visita ao país, em 1968. 

A nota oficial de Elizabeth II foi transmitida pela embaixadora interina da Grã-Bretanha em Brasília, Melanie Hopkins, em seu perfil nas redes sociais. Para a embaixadora, o recado demonstra a importância do Brasil para o Reino Unido. “É com enorme alegria que compartilho uma bela mensagem enviada por Sua Majestade, a rainha Elizabeth 2ª, ao povo brasileiro, representado pelo presidente da República. É mais um símbolo da importância do Brasil para o Reino Unido, uma parceria de 200 anos”, escreveu Melanie.

Continua depois da Publicidade

No comunicado, a rainha parabenizou o Brasil pela data histórica significativa, desejou que os dois países continuassem trabalhando juntos e, ainda, recordou a viagem ao país, realizada em 1968. “Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos”, apontou Elizabeth. Confira a mensagem:

Em reportagem transmitida hoje, a Rede Globo relembrou a visita da rainha Elizabeth II ao Brasil, realizada em novembro de 1968. Na viagem oficial, a monarca e o príncipe consorte Philip visitaram seis cidades brasileiras. No Rio de Janeiro, a realeza britânica conheceu o Mirante Dona Marta, o Museu de Arte Moderna, o Maracanã e a sede da Missão Diplomática da Inglaterra. Confira as imagens:

Elizabeth II faleceu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos de idade. A monarca governou o Reino Unido durante 70 anos e quase quatro meses, um recorde na história britânica. Há mais de sete décadas como soberana de 15 Estados Independentes e chefe de um grupo de 53 nações, a rainha deixou seu legado histórico de longevidade e influência ímpares em todo o mundo. 

Os membros da família real britânica começaram a se reunir no palácio de férias em Balmoral, na Escócia, na tarde de hoje. O movimento aconteceu após o Palácio de Buckingham divulgar um comunicado afirmando que a rainha Elizabeth estava sob supervisão médica e que os profissionais estavam “profundamente preocupados” com a saúde da monarca.

Captura De Tela 2022 09 08 191045
A rainha Elizabeth faleceu aos 96 anos de idade, após mais de sete décadas como monarca do Reino Unido. (Foto: Getty)

A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, havia demonstrado seu receio nas redes sociais: “O país inteiro está profundamente preocupado com as notícias vindas do Palácio de Buckingham. Meus pensamentos – e os pensamentos de todo mundo pelo Reino Unido – estão com Sua Majestade, a Rainha, e toda a família dela neste momento”. 

O anúncio do falecimento de Elizabeth II foi feito pelos perfis oficiais da família real. “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, escreveu a conta no Twitter. 

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques