Um dos últimos recados públicos da rainha Elizabeth II, um dia antes de seu falecimento nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, foi uma mensagem ao povo brasileiro. Nesta quarta-feira (7), em homenagem aos 200 anos de Independência do Brasil, a monarca transmitiu o recado aos brasileiros e relembrou a sua visita ao país, em 1968.
A nota oficial de Elizabeth II foi transmitida pela embaixadora interina da Grã-Bretanha em Brasília, Melanie Hopkins, em seu perfil nas redes sociais. Para a embaixadora, o recado demonstra a importância do Brasil para o Reino Unido. “É com enorme alegria que compartilho uma bela mensagem enviada por Sua Majestade, a rainha Elizabeth 2ª, ao povo brasileiro, representado pelo presidente da República. É mais um símbolo da importância do Brasil para o Reino Unido, uma parceria de 200 anos”, escreveu Melanie.
No comunicado, a rainha parabenizou o Brasil pela data histórica significativa, desejou que os dois países continuassem trabalhando juntos e, ainda, recordou a viagem ao país, realizada em 1968. “Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos”, apontou Elizabeth. Confira a mensagem:
É com enorme alegria que compartilho uma bela mensagem enviada por Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II 👑, ao povo brasileiro, representado pelo Pres. da República. É mais um símbolo da importância do Brasil para o Reino Unido, uma parceria de 200 anos. 🇧🇷🇬🇧 #DiaDaIndependencia pic.twitter.com/IZ8fFNZ8Jw
— Melanie Hopkins (@mhopkinsfco) September 7, 2022
Em reportagem transmitida hoje, a Rede Globo relembrou a visita da rainha Elizabeth II ao Brasil, realizada em novembro de 1968. Na viagem oficial, a monarca e o príncipe consorte Philip visitaram seis cidades brasileiras. No Rio de Janeiro, a realeza britânica conheceu o Mirante Dona Marta, o Museu de Arte Moderna, o Maracanã e a sede da Missão Diplomática da Inglaterra. Confira as imagens:
Visita da rainha Elizabeth II ao Brasil, em novembro de 1968 pic.twitter.com/3qd2ildIdL
— Só Mídias (@MidiasSo) September 8, 2022
Elizabeth II faleceu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos de idade. A monarca governou o Reino Unido durante 70 anos e quase quatro meses, um recorde na história britânica. Há mais de sete décadas como soberana de 15 Estados Independentes e chefe de um grupo de 53 nações, a rainha deixou seu legado histórico de longevidade e influência ímpares em todo o mundo.
Os membros da família real britânica começaram a se reunir no palácio de férias em Balmoral, na Escócia, na tarde de hoje. O movimento aconteceu após o Palácio de Buckingham divulgar um comunicado afirmando que a rainha Elizabeth estava sob supervisão médica e que os profissionais estavam “profundamente preocupados” com a saúde da monarca.
A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, havia demonstrado seu receio nas redes sociais: “O país inteiro está profundamente preocupado com as notícias vindas do Palácio de Buckingham. Meus pensamentos – e os pensamentos de todo mundo pelo Reino Unido – estão com Sua Majestade, a Rainha, e toda a família dela neste momento”.
O anúncio do falecimento de Elizabeth II foi feito pelos perfis oficiais da família real. “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, escreveu a conta no Twitter.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaquesThe Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.
The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022