Rei Charles e Príncipe William se desentendem por conta de Príncipe George e protocolo crucial da monarquia

Agora que completou 12 anos, George deverá seguir mais regras impostas pela realeza britânica, como viajar separadamente dos pais e irmãos

O rei Charles III exigiu que o príncipe William e Kate Middleton cumpram com as medidas de segurança que passam a valer ao príncipe George. Ele completou 12 anos nesta terça-feira (22), e, atualmente, ocupa a segunda posição na linha sucessória ao trono britânico, atrás apenas de seu pai.

Assim como aconteceu com William ao completar 12 anos, George não poderá mais frequentar a mesma aeronave que seus pais e irmãos. O protocolo busca preservar a continuidade da monarquia em caso de acidente aéreo envolvendo múltiplos membros da família real.

Porém, segundo o colunista Richard Eden, do Daily Mail, a exigência reascendeu um atrito entre Charles e William. O primogênito e sua esposa seguiam empenhados em revogar essa determinação, decisão esta que desagradou o monarca.

Eden também reforçou a preocupação do rei Charles III sobre William e Kate. Apesar de pessoas próximas reconhecerem as habilidades do príncipe como piloto, ressaltaram que o risco ao transportar a família toda pode ser evitado. “Um amigo de William e Kate me disse: ‘Ele é um piloto habilidoso e adora voar. Mas agora o George precisa viajar separadamente'”, relatou.

Príncipe George ao lado dos pais, o príncipe William e Kate Middleton, e dos irmãos (Foto: Getty)

Continua depois da Publicidade

O colunista ainda recordou um episódio mencionado na biografia “Catherine, the Princess of Wales: A Biography of the Future Queen”, escrita por Robert Jobson e publicada em 2024. Na ocasião, Charles teria dado uma bronca em William após o filho fazer uso de sua licença para pilotar helicópteros, e levar a esposa e os três filhos para a casa de campo da realeza em Norfolk, no interior da Inglaterra.

“Uma fonte recente de desacordo [entre Charles III e o filho mais velho] é a recusa teimosa do William em seguir os conselhos de seu pai sobre como proteger a sucessão. No início deste ano, o rei havia expressado preocupações com seu filho sobre a sabedoria de William ao usar seu helicóptero para levar toda a sua família ao redor do país”, narrou um trecho da obra.

William e Kate Middleton estariam empenhados em revogar exigência crucial para o rei Charles III (Foto: Getty)

Continua depois da Publicidade

Reação de William e Kate

Conforme o “The New York Post” o príncipe William e Kate Middleton estariam determinados a quebrar a regra de 30 anos da família real britânica. O casal teria conversado com conselheiros e assessores para chegar a uma solução, que envolve a segurança nacional, já que uma tragédia poderia colocar a própria monarquia em risco.

Uma das opções é pedir uma “permissão especial” ao rei Charles para que George não seja separado dos pais e dos irmãos mais novos – Charlotte, de 10 anos, e Louis, de 7 – por viagens aéreas. No entanto, isso precisaria ser requisitado a cada trajeto.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques