A transição do reinado de Elizabeth II para Charles III não está sendo nada tranquila. Em sua primeira visita oficial como monarca ao País de Gales, nesta sexta-feira (16), o novo rei foi vaiado pelo público. Eita!
A manifestação contra a monarquia britânica ocorreu enquanto Charles e a rainha consorte, Camilla Parker Bowles, estavam dentro de um veículo oficial de Estado, a caminho do castelo de Cardiff. A visita foi a última etapa da “tour” às quatro nações que formam o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e Gales), com o intuito de reconhecer seu status como o novo monarca, além de saudar o público lamentando a perda da mãe e rainha.
Já no castelo, o casal se encontrou com o primeiro-ministro de Gales, Mark Drakeford. O político havia anunciado, dias antes da reunião, que manifestações políticas contra a monarquia seriam permitidas durante a visita do rei. Ativistas seguraram faixas e cartazes do lado de fora do Parlamento galês, com frases como: “Vamos abolir a monarquia”, “Cidadão não súdito” e “Democracia agora”. Assista:
Now not so silent… booing could be heard coming from the protesters amid the cheers and flag waving as Charles and Camilla arrived at Cardiff Castle. pic.twitter.com/xauqSArKIu
— Bronwen Weatherby (@BronWeatherby) September 16, 2022
BREAKING: King Charles met by BOOS and JEERS as he arrives at Cardiff Castle in Wales with Camilla. It was his first tour as monarch. #Wales #QueenElizabeth #kingcharles #QueenElizabethII #Cardiff pic.twitter.com/ob0uXvMyg5
— Urban Pictures (@Urban_Pictures) September 16, 2022
Some members of the crowd can be heard booing as King Charles and the Queen Consort arrive at Cardiff Castle.
Follow live updates here: https://t.co/zri53jSvDB pic.twitter.com/s0Y7OuVG2Z
— ITV Wales News (@ITVWales) September 16, 2022
No entanto, a viagem ao país não foi de toda negativa: apesar das vaias, Charles também recebeu gritos de apoio. Não é surpresa que o monarca tenha simpatizantes no país, já que Gales guarda um significado especial para ele. Durante cinco décadas, o pai de Harry e William teve o título de Príncipe de Gales e, na juventude, frequentou a University College of Wales em Aberystwyth, estudando história e língua galesas por um período.
“Sua paixão e afeição pelo País de Gales tem sido clara”, disse o porta-voz do rei. “Ele demonstrou um compromisso ao longo da vida com o povo do país”, apontou. Apesar de fazer parte do Reino Unido, a região tem autonomia política e há anos mantém certo distanciamento da coroa britânica.