O cardápio real ficará reduzido… O rei Charles III determinou que o prato foie gras não será mais servido nos palácios da realeza britânica. A notícia foi comunicada nesta sexta-feira (18), através de um comunicado oficial emitido pelo Palácio de Buckingham aos ativistas dos direitos dos animais.
Charles é conhecido por se opor à iguaria tipicamente francesa – feita com fígado de ganso ou pato. De acordo com a BBC, o líder real já tinha banido o consumo do prato em suas propriedades enquanto ainda era príncipe e é contra o alimento há anos. O Independent informou que o Foie Gras pode ser importado e vendido no Reino Unido, mas a sua produção é proibida.
O grupo de direitos dos animais Peta confirmou que recebeu uma carta da realeza garantindo que a proibição foi estendida ao Palácio de Buckingham e a todas as outras residências reais. “Como príncipe de Gales, o rei Charles removeu o foie gras – um produto desprezível para o qual patos e gansos são alimentados à força, até que seus fígados inchem até 10 vezes seu tamanho natural antes de os animais serem abatidos – de suas residências reais”, iniciou um porta-voz da organização.
“Agora, a Peta recebeu a confirmação de que a política compassiva de Sua Majestade se estende ao Palácio de Buckingham e a todas as outras residências reais”, acrescentou ele. Elisa Allen, vice-presidente da Peta, também comentou sobre a decisão e fez um apelo à população britânica. “A Peta encoraja todos a seguirem o exemplo do rei e deixar o foie gras fora do cardápio neste Natal e do futuro”, declarou ela.
Ainda segundo o Independent, como forma de gratidão pelo gesto, o grupo enviará ao rei uma cesta de ‘faux gras’ – uma alternativa vegetal ao foie gras – feita pelo chef vegano Alexis Gauthier. O Palácio de Buckingham se recusou a comentar o assunto, mas o jornal afirmou que esta é uma política em vigor no local há vários anos. O Reino Unido chegou a propor proibir a importação do alimento após o Brexit, mas agora o esperado é que esses planos sejam arquivados.