Sabotagem? Gil do Vigor chora no ‘Mais Você’ e revela injustiça de universidade nos EUA; assista

No “Mais Você”, economista contou que foi reprovado em uma disciplina do programa de PhD após problemas com uma prova

Gil do Vigor se emocionou ao relatar o drama que tem enfrentado no programa de PhD em economia que realiza na Universidade de Davis, nos Estados Unidos. Em conversa com Ana Maria Braga no “Mais Você” desta quinta-feira (20), o ex-BBB contou que foi reprovado em uma das disciplinas após um erro cometido pela instituição, e como foi afetado com isso.

No início do programa, Gil explicou que foi alvo de injustiça e criticou a negligência da universidade. Segundo ele, algumas das páginas de um exame decisivo do doutorado sumiram, o que implicou na sua reprovação na disciplina de Microeconomia. Agora, o estudante tenta recuperar o documento e descobrir como páginas desapareceram.

Continua depois da Publicidade

“Achei muito estranho o resultado da prova de Microeconomia, que eu fui reprovado. Fiquei em choque com o resultado. Mas acontece, né? Eu só queria receber minha correção de prova para ver o que errei. Porque eu realmente achei que eu tinha passado”, lamentou. Ele seguiu dizendo que as provas são escaneadas e os professores corrigem apenas o que é encaminhado em arquivo digital. Ainda assim, ele queria conferir a correção. Assista:

“Quando eu recebi, percebi que é obrigatório enumerar as páginas. Minha prova teve 33 páginas, mas da 21 até a 30 tem um buraco. Não tem as páginas, mas eu fiz o meu trabalho”, afirmou. “Se espera que em um programa de PhD se tenha um sistema confiável e organizado, que é coisa que eles não têm, infelizmente. Eu reportei à universidade e disse ‘Eu exijo que as páginas que sumiram sejam encontradas’. Eu tô falando de uma prova que define o meu futuro”, ressaltou o economista.

Gil do Vigor foi às lágrimas ao expor como a falta de transparência da instituição de ensino prejudicou sua saúde. “Primeiramente, afetou meu emocional, tive uma alergia e fiquei todo vermelho. Foi o meu trabalho, e tenho muito respeito à educação, e eu não ligaria para qualquer resultado. Mas eu trabalhei muito”, detalhou.

“Eu abri mão de muitas coisas, de trabalhos publicitários. Foram quase R$ 5 a R$ 7 milhões de contratos que eu tive que abrir mão. Não estou brincando no PhD, estou fazendo muito sério. E em uma prova de 33 páginas, 8 delas sumirem? E eu pedi que eles verificassem porque eu não acreditei que alguém tirou as minhas páginas”, acrescentou o pernambucano.

Gil do Vigor se emociona ao contar drama em programa de PhD (Foto: Reprodução/TV Globo)

“Mas você acha que existe a hipótese de alguém ter retirado [as páginas]?”, quis saber Ana Maria. “Eu achava que não até terça-feira. Nesse dia, a coordenadora falou: ‘não existe página, e você tem que refazer a prova’. Não me deram confiança, não assumiram a responsabilidade. Graças a Deus não tiraram todas as páginas, as últimas estavam lá. E está um buraco”, falou, indignado.

Gil contou que pediu a ajuda de um professor para encaminhar um e-mail à universidade na tentativa de resolver a situação. “Eu estava indignado, estava muito chateado. E ele falou: ‘Calma, vamos dar mais uma chance para a Universidade’. Nós redigimos o e-mail, mandamos na terça-feira e até agora não me responderam. Como diz, né, quem cala, consente”, alfinetou.

Continua depois da Publicidade

“A coordenadora foi muito clara: ou eu refaço ou eu estou fora do PhD. Ou seja, estou sendo punido por um erro deles. E eu me pergunto por qual motivo Por que comigo, o que foi que eu fiz? Eu só estou lá estudando, vivendo minha vida. Eu só quero o justo. Eu estou trabalhando em uma das melhores universidades do mundo, e o mínimo que eu quero é transparência”, desabafou.

O ex-BBB reforçou que não aceitará tal injustiça. “Olhem as câmeras, as evidências, tudo mostra que eu fiz. Eu não estou mentindo, mas também não vou aceitar punições por algo que não fiz. É uma coisa muito séria. Até agora não me responderam”, afirmou ele. “Eu não vou mais ficar correndo atrás, porque eu tenho todas as evidências e eu sei o que eu fiz. Agora vai da parte deles em serem honestos, assumirem o erro deles e se responsabilizarem por isso”, pontuou.

Ao final, Ana tentou acalmar o convidado e fez um apelo à universidade. “Por lei, deve ter um jeito. Você não vai jogar fora tudo isso que fez. Não acredito que seja endereçado a você. Acho que vai se resolver. Estamos aqui na torcida. Eu faço um apelo às autoridades da renomada universidade de Davis, na Califórnia, para que seja feita essa revisão da prova final, com todas as páginas, do Gilberto Nogueira Junior, nosso Gil do Vigor”, encerrou a apresentadora do matinal.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques