A notícia de que o ator Jussie Smollett, de “Empire”, foi brutalmente atacado na madrugada desta terça-feira (29) deixou muita gente chocada e pedindo por justiça. Durante a tarde, várias estrelas de Hollywood usaram as redes sociais para se posicionar e mandar apoio ao ator, entre eles seus colegas de produção e o canal Fox.
Segundo o TMZ, dois homens espancaram o intérprete de Jamal em Chicago, chegando a fraturar uma das costelas do ator, amarrar uma corda em seu pescoço e o encharcar com água sanitária. “Esse é o país do MAGA”, teriam gritado eles, em referência ao slogan de Donald Trump, “Make a America Great Again”. Há suspeita de que o crime tenha motivação racista e homofóbica.
O diretor Lee Daniels — que, como Jussie, é assumidamente gay — publicou um vídeo emocionado em que pede mais tolerância. “Jussie, você é meu filho. Você nem ninguém merece ter uma corda amarrada no pescoço, ser encharcado de água sanitária, ouvir ‘morra, v*ado negro’ ou o que quer que tenham lhe dito”, disse. Daniels também é co-criador e roteirista de “Empire”.
“Você é melhor que isso. Nós somos melhor que isso. Os Estados Unidos são melhores que isso. Começa em casa. Temos que nos amar sem nos importarmos com a orientação sexual de ninguém, porque mostra que somos uma frente unida e nenhum racista desgraçado pode chegar e fazer o que fez a você”, continuou o diretor. “Levante a cabeça, Jussie. Estou com você e estarei aí em um minuto. É só mais um dia de m*rda nos EUA.”
Co-criador da série, Danny Strong disse estar “profundamente horrorizado e triste” com o ataque. “Ele é uma alma gentil e talentosa que eu respeito com todo meu coração. O terror que são racismo e homofobia não têm lugar na nossa sociedade, esse é o jeito mais indecente de se viver. Quem quer que tenha feito isso, não se esqueçam de que vocês não passam de covardes cheios de ódio, enquanto o talento e a militância de Jussie vão continuar a brilhar por décadas”, escreveu.
https://twitter.com/Dannystrong/status/1090304308116115456
Em nota, o canal Fox, que exibe “Empire”, também se pronunciou. “Estamos profundamente tristes e revoltados de descobrir que um membro da nossa família Empire foi brutalmente atacado ontem a noite. Mandamos amor a Jussie, que é resistente e forte, e vamos trabalhar com a lei para levar justiça a esses criminosos. O estúdio, o canal e a produção estão unidos contra qualquer ato deplorável e violência e ódio — especialmente contra um dos nossos”.
Intérprete de Tiana em “Empire”, a atriz Serayah se mostrou bastante chocada e revoltada com a notícia. “Sua luz vai continuar a brilhar forte, que é o que essas pessoas nojentas não conseguem entender. Espero que você tenha uma recuperação rápida e continue a educar, motivar e inspirar milhões de pessoas. Te amo, mano”, escreveu.
Atores e produtores ligados às bandeiras levantadas por Jussie logo tomaram as redes para demonstrar apoio ao ator. “Meu Deus! Orações e justiça a Jussie”, escreveu a atriz Kerry Washington. “Todos nós temos a responsabilidade de lutar contra a ignorância e o ódio. Se você saber quem fez isso ao Jussie, entregue os à polícia”, declarou Shonda Rhimes, criadora de “Scandal” e “Grey’s Anatomy”
DEAR GOD! Prayers and justice for Jussie Smollett.
— kerry washington (@kerrywashington) January 29, 2019
We ALL have a responsibility to rise up against the ignorance and hate out there. If you know who did this to @JussieSmollett, REPORT THEM TO THE POLICE.
— shonda rhimes (@shondarhimes) January 29, 2019
“OMG! É por isso que a comunidade LGBTQ continua a lutar para ser vista e protegida contra o ódio! Todos nós temos que tomar esse ato de violência racista e homofóbico como pessoal. Meus braços estão ao seu redor, Jussie. Você é amado!”, escreveu a musa Viola Davis.
OMG!! THIS is why the LGBTQ community continue to fight to be seen and PROTECTED against hate!
We ALL have to take this racist and homophobic act of violence very personally! My arms are around you @jussiesmollett. You are loved! https://t.co/bprDZ3Luah
— Viola Davis (@violadavis) January 29, 2019
“Mandando amor e orações a você, Jussie. Isso é inaceitável e a justiça será levada a eles”, disse Matt Bomer, outro ator abertamente gay. “Não acredito que ainda vivemos em um país onde o ódio é tão severo”, escreveu Sean Hayes, o Jack de “Will & Grace”.
https://twitter.com/MattBomer/status/1090300560371200000
I can’t believe we still live in a country where hate is so severe. My heart, love and healing thoughts go out to @JussieSmollett. I’m with you, my friend.
— Sean Hayes (@SeanHayes) January 29, 2019
Já Tina Lawson, mãe da musa Beyoncé, responsabilizou o governo Trump pelo ataque a Jussie. “Se eu ouvir mais uma pessoa dizer que essa administração não encoraja atitudes racistas, sexistas e homofóbicas nesse país, vou gritar! As pessoas estão andando por aí usando o boné do MAGA de forma ignorante e dizem que isso não tem a ver com mais nada. Esse é o tipo de m*rda que acontece. Acordem, pessoal, parem de se esconder atrás dessa m*rda. Vamos ser honestos e dizer logo o que isso é. Chega do MAGA! Essa palavra é sinônimo de quê?!”, indagou.
“Apoiando e mandando amor ao Jussie hoje… esse é um crime racista e é nojento e vergonhoso ao nosso país”, lamentou a musa Katy Perry. “Isso é de quebrar o coração e assustador… por favor, prestem atenção ao que está acontecendo aqui. Mandando todo o meu amor ao Jussie”, publicou Zendaya.
Standing with and sending love to @JussieSmollett today… this is a racist hate crime and is disgusting and shameful to our country 😔#WeLoveJussie
— KATY PERRY (@katyperry) January 29, 2019
This is heartbreaking and terrifying…please pay attention to what’s happening here. Sending all my love to @JussieSmollett https://t.co/YTJ6bwLDkZ
— Zendaya (@Zendaya) January 29, 2019
Segundo o TMZ, Jussie foi levado para o hospital Northwestern Memorial, em Chicago, onde recebeu os devidos cuidados e já recebeu alta.
*Leia também: