Do Universo Cinematográfico da Marvel para o mundo real! Ou quase isso… Nesta quinta-feira (18), Akon anunciou já ter arrecadado US$ 6 bilhões (cerca de R$ 32 bilhões) para a construção da “Akon City”, uma versão de “Wakanda da vida real”. O rapper deu detalhes de como anda o projeto para a cidade inteligente e futurista, que ficará no Senegal.
A Akon City será próxima de Dacar, capital do Senegal. Em um comunicado divulgado à imprensa, Akon contou que a cidade está na ‘Fase 1’ da construção, que deve chegar ao fim em 2023. Neste período, serão construídas as estradas, as residências, uma escola, hotéis, um shopping center, um hospital, um depósito de resíduos e lixo, e uma usina elétrica de energia solar. Plano pouco ambicioso, né? Espia só:
Outra parte interessante do projeto é que Akon pretende que a Akon City use exclusivamente uma criptomoeda – que já tem até nome: Akoin. Até o final da ‘Fase 2’ de criação da cidade, que ocorrerá entre 2024 e 2029, espera-se que estejam usando apenas a moeda virtual – vale ressaltar que esta seria a primeira cidade do mundo gerida totalmente por uma criptomoeda.
O músico, que tem ascendência senegalesa, queria construir um lugar na África que fosse imune às crises externas. Se isso ocorrerá ou não, ainda não sabemos… Mas a expectativa é de que a Akon City fique pronta em 2030, contando também com parques, universidades, escolas, um estádio, hotéis, um complexo industrial e ainda uma certificação LEED, dada a construções sustentáveis. Sem falar do design todo moderno, mais um elemento que remete à história do país Wakanda de “Pantera Negra”.
Em 2019, Akon já havia dado detalhes do projeto em entrevista ao G1. Na época, o cantor explicou que a parte mais avançada era o desenvolvimento da Akoin. “A parte mais adiantada deste trabalho é a criação desta criptomoeda”, disse o rapper. Mas o pontapé inicial das obras já foi dado: “Estou trabalhando nela agora. Tudo está sendo construído de acordo com um projeto já criado, começamos as obras agora. Ainda está nos estágios iniciais”.
Quanto as suas motivações, Akon foi bastante sucinto: “Minha meta na vida é construir um legado”. Segundo ele, seu desejo é dar melhores condições de vida a algumas comunidades que vivem em situações mais precárias. “Eu quero usar o fato de eu ser uma celebridade, de ser famoso, para ajudar outras pessoas, principalmente em lugares onde faltam condições para se viver, como África, Índia e algumas partes da Ásia”, citou ele.
Nos resta aguardar e preparar nossos vistos para a Akon City!