O longa “A Garota Dinamarquesa”, de 2015, recebeu muitas críticas por ter um ator cisgênero interpretando uma mulher trans. E parece que o protagonista da produção, Eddie Redmayne, concorda com elas… Em entrevista ao The Sunday Times divulgada neste domingo (21), o astro descreveu sua participação no filme como “um erro”.
Na trama, o ator interpreta Lili Elbe, uma das primeiras pessoas trans a realizar uma cirurgia de redesignação sexual. O papel rendeu a Redmayne uma indicação ao Oscar, mas nem isso o faria repetir a escolha de viver a personagem novamente. “Não, eu não aceitaria agora. Fiz aquele filme com as melhores intenções, mas acho que foi um erro”, disse ele.
O ator criticou a exclusão de pessoas trans nos cinemas. “A maior discussão sobre as frustrações em torno do elenco é porque muitas pessoas não têm uma cadeira à mesa”, observou Redmayne sobre as críticas. “Tem que haver um nivelamento, senão vamos continuar tendo esses debates”, acrescentou.
Em 2015, a estrela britânica admitiu ao site IndieWire que houve “anos de sucesso cisgênero por trás de histórias trans”, e disse que esperava que mais atores trans pudessem interpretar papéis trans no futuro. Ele ainda afirmou que era um aliado da comunidade.
Ainda, o assunto voltou a ser levantado pelo ator após estrelar o spin-off de Harry Potter, “Animais Fantásticos e Onde Habitam”. A autora da obra, J.K. Rowling, publicou algumas declarações transfóbicas e foi criticada nas redes sociais pelo elenco dos filmes, incluindo Redmayne. “Não concordo com os comentários de Jo. Mulheres trans são mulheres, homens trans são homens e identidades não binárias são válidas”, disse em um comunicado.
Atualmente, ele está estrelando uma nova produção de “Cabaret” no Playhouse Theatre de Londres. O ator interpreta O Emcee, papel que sempre foi de atores LGBTQIA+ desde que estreou na Broadway, em 1996. “De todos os personagens que já li, este desafia a classificação. Gostaria de pedir às pessoas que viessem e assistissem antes de fazer o julgamento”, disse Redmayne ao The Sunday Times.
Confira o trailer de “A Garota Dinamarquesa”: