Hugo Gloss

Eddie Redmayne diz que foi um “erro” interpretar mulher trans em “Garota Dinamarquesa”

(Foto: Reprodução/ Universal Pictures/ Getty Images)

O longa “A Garota Dinamarquesa”, de 2015, recebeu muitas críticas por ter um ator cisgênero interpretando uma mulher trans. E parece que o protagonista da produção, Eddie Redmayne, concorda com elas… Em entrevista ao The Sunday Times divulgada neste domingo (21), o astro descreveu sua participação no filme como “um erro”.

Na trama, o ator interpreta Lili Elbe, uma das primeiras pessoas trans a realizar uma cirurgia de redesignação sexual. O papel rendeu a Redmayne uma indicação ao Oscar, mas nem isso o faria repetir a escolha de viver a personagem novamente. “Não, eu não aceitaria agora. Fiz aquele filme com as melhores intenções, mas acho que foi um erro”, disse ele.

O ator criticou a exclusão de pessoas trans nos cinemas. “A maior discussão sobre as frustrações em torno do elenco é porque muitas pessoas não têm uma cadeira à mesa”, observou Redmayne sobre as críticas. “Tem que haver um nivelamento, senão vamos continuar tendo esses debates”, acrescentou.

Em 2015, a estrela britânica admitiu ao site IndieWire que houve “anos de sucesso cisgênero por trás de histórias trans”, e disse que esperava que mais atores trans pudessem interpretar papéis trans no futuro. Ele ainda afirmou que era um aliado da comunidade.

Eddie Redmayne no papel de Lili Elbe em “A Garota Dinamarquesa” (Foto: Universal Pictures)

Ainda, o assunto voltou a ser levantado pelo ator após estrelar o spin-off de Harry Potter, “Animais Fantásticos e Onde Habitam”. A autora da obra, J.K. Rowling, publicou algumas declarações transfóbicas e foi criticada nas redes sociais pelo elenco dos filmes, incluindo Redmayne. “Não concordo com os comentários de Jo. Mulheres trans são mulheres, homens trans são homens e identidades não binárias são válidas”, disse em um comunicado.

Atualmente, ele está estrelando uma nova produção de “Cabaret” no Playhouse Theatre de Londres. O ator interpreta O Emcee, papel que sempre foi de atores LGBTQIA+ desde que estreou na Broadway, em 1996. “De todos os personagens que já li, este desafia a classificação. Gostaria de pedir às pessoas que viessem e assistissem antes de fazer o julgamento”, disse Redmayne ao The Sunday Times.

Confira o trailer de “A Garota Dinamarquesa”:

Sair da versão mobile