Há quem pense que estrelar uma das maiores franquias de Hollywood seja um mar de rosas. No entanto, para Jake Gyllenhaal, sua passagem pelo MCU (Marvel Cinematic Universe) foi um dos episódios mais desafiadores de sua carreira. O motivo? Segundo o astro, ele teria tido um ataque intenso de ansiedade durante as gravações de ‘Homem-Aranha: Longe de Casa‘.
O incidente foi revelado durante nova entrevista ao apresentador Howard Stern, no ‘The Howard Stern Show’. Gyllenhaal abriu o coração e confessou que se sentiu tão dominado pelos nervos no primeiro dia no set, que esquecia suas falas constantemente. “É difícil, cara. Atuação é difícil. Tudo isso. Esse mundo [da Marvel] é enorme. E eu me juntei a esse mundo nessa corrida, em um trem que já estava em movimento”, disse ele.
Para o astro de filmes como ‘Donnie Darko’ e ‘O Segredo de Brokeback Mountain’, a experiência com a gigante dos quadrinhos e do cinema foi completamente diferente das que teve anteriormente. Isso porque, mesmo com a grandiosidade da produção, detalhes na trama podiam mudar a qualquer momento – algo com o qual ele não estava nem um pouco acostumado e que lhe deixou com os nervos à flor da pele. “Normalmente, eu chego bem cedo e consigo lidar com isso”, pontuou o ator sobre a ansiedade. No entanto, no caso da Marvel, a história foi outra. “Esse filme (Homem-Aranha) foi uma arte totalmente diferente. As cenas mudariam a qualquer momento se alguém tivesse uma ideia melhor para uma fala, por exemplo”, explicou.
Gyllenhaal interpretou o vilão Mysterio no filme de 2019, personagem que não possui habilidades super-humanas, mas que é um ex-artista de efeitos especiais, ilusionista e ator que usa seus talentos para cometer crimes. Para muitos, algo que seria “fácil” de interpretar quando já se é um ator de sucesso, não é mesmo? No entanto, a pressão no primeiro dia das filmagens foi tamanha, que Jake acabou sendo dominado pela ansiedade.
“Eu estava pirando. Foi uma cena com [Samuel L] Jackson, Tom [Holland]… Havia vários atores naquela cena. E eu me lembro de não ser capaz de lembrar minhas falas. Eu era como uma tábua de madeira. E eles ficaram tipo: ‘Uau'”, recordou. Ainda de acordo com o muso, sua ansiedade o paralisou de tal maneira, que chocou tanto ele quanto os atores com quem estava trabalhando.
Felizmente, o astro contou com a ajuda de ninguém mais, ninguém menos que o nosso queridinho ‘amigo da vizinhança’, o Homem-Aranha – ou melhor, Tom Holland! “Eu fui até o Tom e disse:’Cara, me ajude’. Ele disse, tipo: ‘Está tudo bem, cara. Apenas relaxe’. Era como se ele fosse eu em muitas [outras] situações. E eu finalmente relaxei”, compartilhou Jake. “Eu só coloco muita pressão sobre [mim] porque amo esse mundo”, afirmou o ator.
Após o conselho efetivo de Holland, Gyllenhaal confessou que tentou tranquilizar a equipe no set. “Eu tive que ir até eles e dizer: ‘Olha, pessoal, acabei de sair da Broadway fazendo um show solo por uma hora e meia no palco, então eu fiz isso. Por favor acreditem em mim'”, contou. Jake acrescentou, ainda, que eventualmente a ansiedade foi embora e ele então “encontrou seu caminho” no set. Assista ao bate-papo completo: