Antes de sua morte, no início deste ano, a cantora Lisa Marie Presley expressou seu choque com a representação de seu pai, Elvis Presley, no roteiro do novo filme de Sofia Coppola, “Priscilla”. Em e-mails obtidos pela Variety, a herdeira do Rei do Rock implorou que a diretora reconsiderasse sua visão para a produção, para “poupar o constrangimento público” de sua família.
Segundo o veículo, os e-mails entre Lisa Marie e Coppola foram enviados cerca de quatro meses antes de Lisa sofrer a parada cardíaca que tirou sua vida, em janeiro deste ano. Nas mensagens, a filha de Elvis se diz “chocada e horrorizada” com a maneira como o pai foi retratado, apontando que o roteiro seria “vingativo e desdenhoso” à memória de Presley.
A filha única do ícone musical também implorou que a diretora vencedora do Oscar se abstivesse de prejudicar seu frágil relacionamento com sua mãe, Priscilla Presley, além de evitar o escrutínio “desnecessário” sobre os netos vivos de Elvis. “Meu pai só aparece como um predador e manipulador. Como filha dele, não leio isso e não vejo nada do meu pai nesse personagem. Eu não leio isso e vejo a perspectiva de minha mãe sobre meu pai. Eu li isso e vejo sua perspectiva chocantemente vingativa e desdenhosa e não entendo por quê?”, escreveu Lisa em um dos e-mails.
Na época, o filme ainda não tinha começado a ser rodado, estando apenas na fase de pré-produção e adaptação do roteiro. Ainda assim, Lisa Marie garantiu que se manifestaria contra o projeto e sua mãe sem rodeios. Priscilla, que inspira o longa da A24, atuou como produtora executiva na produção.
“Serei forçada a estar em uma posição em que terei que dizer abertamente o que sinto em relação ao filme e ir contra você, minha mãe e este filme publicamente”, declarou a herdeira de Presley, que expressou ainda a preocupação com a atitude da mãe em relação ao modo como o músico era retratado.
“Estou preocupada que a minha mãe não esteja a ver as nuances aqui ou a perceber a forma como Elvis será visto quando este filme for lançado. Me sinto protetora com minha mãe, que passou a vida inteira elevando o legado de meu pai. Estou preocupada que ela não entenda as intenções por trás deste filme ou o resultado que ele terá”, destacou.
Por fim, a falecida cantora também enfatizou sua preocupação com o impacto do filme em seus filhos pequenos e netos de Presley, particularmente as mais novas, Finley e Harper Lockwood, frutos de seu relacionamento com o guitarrista Michael Lockwood. “Tive de explicar que teremos que suportar outro golpe em nossas vidas. Que vai haver um filme sobre o avô dela que vai tentar fazer com que ele pareça muito, muito mal, mas não é verdade. Tive que explicar que a querida avó dela está apoiando. Estas duas meninas passaram por tanta coisa nos últimos 7 anos, suportando o meu divórcio e a terrível batalha pela custódia e depois perdendo o irmão (Benjamin Keough). Todos nós estamos nos afogando”, lamentou ela, citando o filho, Benjamin, que faleceu tragicamente aos 27 anos.
Lisa Marie concluiu o apelo à Coppola citando o longa estrelado por Austin Butler e afirmando que não entendia a “necessidade de Sofia de tentar derrubar meu pai logo após um filme tão incrível, usando a desculpa de que você está tentando contar a história de minha mãe, mas a partir de sua realidade muito sombria e desgastada”.
Coppola, por sua vez, respondeu aos questionamentos de Lisa Marie por meio de seu representante. “Espero que quando você assistir ao filme final você se sinta diferente e entenda que estou tomando muito cuidado em homenagear sua mãe, ao mesmo tempo em que apresento seu pai com sensibilidade e complexidade”, garantiu a diretora.
A história de “Priscilla“, filme estrelado por Cailee Spaeny e Jacob Elordi, é baseado no livro de memórias da esposa do cantor, “Elvis and Me”, de 1985, que aborda seu complicado romance com Elvis. Os dois começaram a se envolver romanticamente na Alemanha, em 1959, quando Priscilla tinha 14 anos e ele, 24.
O longa de Coppola tem data de estreia no Brasil marcada para 26 de dezembro. No entanto, o longa já está disponível dos EUA e tem dado o que falar na imprensa internacional. Assista ao trailer abaixo: