Marvel

Marvel processa herdeiros de artistas para manter direitos sobre personagens de “Vingadores”; saiba detalhes

Treta cinematográfica! A Marvel entrou com processos contra os herdeiros dos criadores de alguns dos seus personagens mais icônicos. A empresa quer manter o controle total sobre super-heróis, como Homem-Aranha, Homem de Ferro, Homem-Formiga, Thor e outros. Essa ação foi apresentada na última semana, em um tribunal de Nova York, Estados Unidos.

Os herdeiros pedem para assumir o controle dos personagens criados por seus antepassados, enquanto a Marvel afirma que as figuras foram feitas em um sistema de trabalho por contrato e, por isso, não seriam passíveis para a rescisão de direitos autorais, segundo informações da NBC News.

Em agosto deste ano, os administradores dos espólios de Steve Dikto, um dos criadores do Homem-Aranha, mandaram um aviso de rescisão dos direitos do herói. Se a ação se concretizar, a empresa de quadrinhos perderá os direitos do personagem em junho de 2023. Seguindo o mesmo caminho, familiares de responsáveis por muitos heróis dos Vingadores entraram no jogo.

Continua depois da Publicidade

Nas muitas ações ministradas pela Marvel, seu advogado Daniel Petrocelli citou como precedente o caso da gigante contra Jack Kirby, um dos artistas por trás de The X-Men, Thor e Homem de Ferro. Em 2009, os herdeiros do escritor tentaram reivindicar os direitos por trás de suas criações, mas a Corte entendeu que o controle era da Marvel, e que Kirby criou as figuras em um trabalho por contrato.

Naom 5cd55a3f25614
A Marvel pode perder os direitos de personagens dos Vingadores. (Foto: Divulgação/ Marvel)

Esse precedente foi citado nos processos contra Lawrence Lieber, conhecido por ter escrito a primeira aparição do Homem de Ferro, Thor e Homem-Formiga nos quadrinhos; herdeiros de Donald Heck, que desenhou a estreia dos Vingadores, Homem de Ferro e Homem-Formiga; Ditko, cocriador também do Doutor Estranho; a esposa e o filho do falecido Don Rico, cocriador da Viúva Negra; e a esposa e o filho do falecido Gene Colan, artista reverenciado que cocriou o Falcão e Blade.

Continua depois da Publicidade

Segundo a Marvel, os artistas “não obtiveram qualquer participação acionária” por essas contribuições. Do outro lado, o advogado das famílias, Marc Toberoff, afirmou que esse precedente é “anacrônico” e “uma interpretação altamente criticada”. Para o defensor, uma nova avaliação dos fatos levará a um resultado favorável aos artistas e seus herdeiros.

Desde a criação desses super-heróis, a empresa já lucrou bilhões os adaptando para a televisão e para o cinema. O sucesso mais notável da Marvel é a saga dos Vingadores, em que a maioria desses personagens se reúne em batalhas épicas. O chamado Universo Cinematográfico da Marvel conta com aproximadamente 30 filmes, que não param de aumentar.