[AVISO: ESSE POST CONTÉM SPOILERS DO FILME “NÃO OLHE PARA CIMA”]
Lançado na última sexta-feira (24) na Netflix, o filme “Não Olhe Para Cima” vem dando o que falar… Isto porque, além do elenco de peso, que reúne astros como Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Cate Blanchet, Jonah Hill, Timotheé Chalamet, Ariana Grande, Mark Rylance e Chris Evans, o longa aborda de maneira satírica temas relevantes e bastante atuais — especialmente para nós brasileiros.
A trama acompanha Dr. Randall Mindy (DiCaprio) e Kate Dibiasky (Lawrence), dois cientistas que têm a difícil missão de alertar a humanidade sobre um cometa que está em rota de colisão contra a Terra, com dimensões suficientes para aniquilar nosso planeta. Após serem descredibilizados pela mídia, eles procuram pela presidente dos EUA, Orlean (Streep) — que está mais preocupada com a própria imagem durante o período de eleições, do que com problemas sociais de fato. Os astrônomos então travam uma luta árdua contra fake news, desinformação, negacionismo, lideranças corruptas e empresários que se aproveitam da catástrofe.
Não, você não foi o único a achar essa história familiar. Nas redes sociais, muitos telespectadores têm comparado os personagens caricatos do filme com personalidades brasileiras. Como não lembrar de Jair Bolsonaro minimizando os efeitos da pandemia da Covid-19, ao ver a presidente Orlean dar de ombros para o apocalipse iminente, na produção? Carlos Bolsonaro também veio na mente dos internautas toda vez que Jason Orlean (Hill), filho mimado e petulante da chefe de Estado, aparecia em cena.
“Ninguém poderia interpretar melhor o Bolsonaro do que a Meryl Streep no filme ‘Não Olhe Para Cima'”, escreveu um perfil no Twitter. “Eu gostei de ‘Não Olhe Para Cima’… Botaram até o Carluxo no filme”, ironizou Bic Müller. “Se eu fosse o mito processava o diretor e o elenco do filme ‘Não olhe para cima’ por plágio descarado da atual política (e parte da sociedade) brasileira. Tem lá os negacionistas, o Carluxo, o general Heleno, além do próprio Jair, é claro. Di Caprio comunista miserável”, analisou o maestro Carlos Prazeres.
A Meryl Streep claramente interpretando o Bolsonaro e o Jonah Hill o Carluxo no filme "não olhe para cima" pic.twitter.com/HA1mDhr9aC
— Abby (@Abby_comenta) December 25, 2021
ninguém poderia interpretar melhor o bolsonaro do que a meryl streep em don’t look up #DontLookUp pic.twitter.com/w9sNviFbqn
— jão (@thngergames) December 26, 2021
Eu gostei de Não olhe pra cima
Botaram até o Carluxo no filme— Bic Müller (@bicmuller) December 26, 2021
Se eu fosse o mito; processava o diretor e o elenco do filme “Não olhe pra cima” por plágio descarado da atual política (e parte da sociedade) brasileira. Tem lá os negacionistas, o Carluxo, o general Heleno, além do próprio Jair, é claro.
Di Caprio comunista miserável!— Carlos Prazeres (@carlosprazeres) December 26, 2021
A personagem Kate Dibiasky, por sua vez, foi comparada com Natalia Pasternak, microbiologista e fundadora do Instituto Questão de Ciência. No ano passado, a brasileira protagonizou um momento emblemático durante participação no “Jornal da Cultura”, ao criticar o “humor” e “leveza” muitas vezes utilizados para lidar com a negação à ciência. E é exatamente por esse motivo que a astrônoma Kate Dibiasky perde as estribeiras, em certo trecho do longa, ao noticiar a descoberta do asteróide em um telejornal que parece não levar o assunto muito a sério.
A semelhança entre a fala da cientista brasileira e a cena descrita é tão impressionante que a própria Natalia a repercutiu em suas redes. “Caros Adam McKey (diretor) e Leonardo DiCaprio, obrigada pelo ótimo filme. Não consegui marcar Jennifer Lawrence no post. Não sei se vocês sabem, mas o filme se encaixa perfeitamente ao cenário do Brasil. Essa sou eu em um noticiário, no ano passado, comentando uma reportagem sobre tratar o descrédito à ciência de forma branda e humorada…”, escreveu, resgatando ainda o vídeo em questão.
https://twitter.com/TaschnerNatalia/status/1475323133229948931?s=20
Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) é a Natália Pasternak, se indignando ao ver a mídia querendo tratar com leveza e humor algo que pode tirar vidas se não for levado a sério. 🧵 pic.twitter.com/cFjTzK8atP
— anna cretina (@anna_cronica) December 27, 2021
A cientista no filme não olhe pra cima é inspirada na @TaschnerNatalia pic.twitter.com/er2aDyTiB2
— Ana Bonassa 🔬🌈 (@aAnaBonassa) December 26, 2021
Já Dr. Randall Mindy chegou a ser relacionado ao biólogo, pesquisador e doutor em virologia, Atila Iamarino. Ele, entretanto, discorda. “Acho o personagem do DiCaprio bem mais compatível com o Neil Ferguson do que comigo”, declarou, mencionando o epidemiologista britânico e professor de biologia matemática.
E acho o personagem do DiCaprio bem mais comparável com o Neil Ferguson do que comigo.
— Atila Iamarino (@oatila) December 26, 2021
https://twitter.com/luanavhp/status/1474924400092798991?s=20
Um erro de concepção nas tuitagens sobre Não Olhe pra Cima é o seguinte: tratar o personagem do DiCaprio como herói é não ter entendido pelo menos uma hora no meio da trama, em que ele se deslumbra e legitima absurdos. Eu ficaria ofendido se fosse comparado ao personagem.
— Marcelo Soares (@msoares) December 26, 2021
Eu não concordo com a comparação DiCaprio x Atila, mas a ema é a melhor! hahaha pic.twitter.com/dgcG55YLPv
— Fabi PFF2, vacina e Medicina baseada em evidências (@fabezable) December 26, 2021
Não pense, entretanto, que os comentários pararam por aí. Dentre as comparações, temos ainda a do empresário bilionário Peter Isher com Luciano Hang, dono da Havan; do general Themes (que faz dinheiro com a revenda de produtos gratuitos) com o ex-ministro da saúde, Eduardo Pazuello e, por fim, do militar controverso Benedict Drask com General Heleno, Chefe do Gabinete de Segurança de Bolsonaro. Confira:
Esse meme define #DontLookUp e o que temos vivido no Brasil e no mundo. 🐮 pic.twitter.com/O8QPqrVZEi
— Eliseu Neto 🧚♀️ (@eliseuneto) December 26, 2021
No filme Não olhe para cima, o alvo era Trump, mas para nós é Bolsonaro o traste. bilionário lá é o Véio da Havan. O filho da Presidente é o Carluxo, o DiCaprio é meio Átila, o Gal. que cobra os lanches é o Pazuello, o Milico que vai pra missão é o Gal. Heleno. #NaoOlhePraCima pic.twitter.com/2N7aafbJuC
— DESESPERO BOLSONARISTA🚩 (@DPaulodavi) December 26, 2021
Eles miraram no Trump, mas para os brasileiros, é o Bozo todo. O Bilionário lá é o Veio da Havan. O Filho da Presidente é o Carluxo, o DiCaprio é meio Átila, o General que cobra os lanches é o Pazuello, o Militar que vai pra missão é o General Heleno.
— Mozêra (@smohzay) December 26, 2021
"Não olhe pra cima".
Meryl Streep interpreta uma presidente negacionista e estúpida. Boatos de que e inspirou num presidente boçal aí. pic.twitter.com/X1Se0mE7di— EDU ♠️ (@eduardopaixao38) December 25, 2021
Não era série, era filme. Precisava do roteiro ainda. Mas não é que rolou?
O filme: Não olhe pra cima#NaoOlhePraCima #DontLookUp pic.twitter.com/GoOD4uD1oD— Luan Abíury (@luanrls) December 27, 2021
Assista à entrevista de Hugo Gloss com Meryl Streep, Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence e Adam McKay: