[Alerta de spoilers!] O final de “X-Men: Fênix Negra” passou por uma mudança drástica antes de chegar às telas de cinema! O filme, que estreia no Brasil dia 6 de junho, teve algumas cenas regravadas — e o resultado foi bem diferente do que o roteiro previa inicialmente.
Em entrevista ao site Digital Spy, o produtor do longa, Hutch Parker, revelou que o final da história, protagonizada por Jean Grey (Sophie Turner, de “Game of Thrones”), seria outro. O enredo principal gira em torno da mutante, que descobre ser hospedeira de uma entidade cósmica com poderes ilimitados. Por falar em “cósmico”, o final do filme seria no espaço!
“Havia mais sobre a história cósmica… o filme terminava no espaço, de uma maneira mais significativa”, revelou Parker. Graças às mudanças, a data do filme precisou ser adiada de novembro de 2018 para junho deste ano. “Nós mudamos [o final] para a terra, para que pudéssemos envolver os personagens principais e ver como eles acabam”, contou. O produtor está por trás de filmes como “X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido”, “X-Men: Apocalipse”, e “Logan”. Ele também revelou que era muito importante ter os personagens do filme presentes no final, e ambientá-lo no espaço não permitia isso.
“Nós queríamos que a família fosse o detalhe que motiva Jean a finalmente aceitar sua identidade, e deixar o amor ser aquilo que a permite transcender e evoluir”, afirmou. No entanto, na primeira versão, eles não estavam presentes na jornada da personagem durante a maior parte do terceiro ato do longa: “Nós refizemos as filmagens para que pudéssemos dramatizar mais o nível em que essa família dividida teve que se unir por causa dela… para que ela testemunhasse isso, e trouxemos Jessica Chastain para a sequência”. De acordo com o produtor, este é um luxo que filme de grandes orçamentos permitem, voltar na história e fazer ajustes para que o resultado seja mais satisfatório aos telespectadores.
Parker ainda acrescentou que casar a história dos X-Men como uma família disfuncional, e adaptar a história espacial de “Fênix Negra” para a saga dos mutantes foi um dos maiores desafios do filme. “Nós tentamos coisas diferentes durante todo o processo, tanto na produção quanto na pós-produção, para achar o balanço certo. Descobrimos que é uma situação muito mais delicada do que pensávamos. Mas nós nos sentimos confiantes com o resultado, e esperamos que a audiência concorde que achamos o casamento certo dos dois”, concluiu.
Além disso, a Fox foi comprada pela Disney, que quer colocar um fim na atual saga dos mutantes — por isso o desfecho definitivo em “Fênix Negra”. De acordo com a revista TIME, é provável que a franquia “X-Men” passe por um reboot e seja incorporada ao universo da Marvel… já pensou?
“X-Men: Fênix Negra” também tem no elenco James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence, Nicholas Hoult, Alexandra Shipp, Tye Sheridan, Evan Peters e Kodi Smit-McPhee. Jessica Chastain interpreta a vilã — perigosíssima — do filme. Assista ao trailer abaixo: