Situação revoltante! O influencer colombiano Milton Andrés Domínguez, conhecido como Jay Tomy, está sendo investigado pela Polícia Metropolitana de Cartagena após distribuir “picolés de sabão” para pessoas em situação de rua. A cena foi registrada em um vídeo que foi publicado na web – e posteriormente deletado –, causando revolta nas redes sociais.
Jay Tomy e outros indivíduos compraram sabonetes num supermercado e inseriram palitos de madeira nas extremidades de cada um deles, formando uma estrutura similar a de um picolé. Para disfarçar o produto de higiene, eles o envolveram com uma densa cobertura de chocolate e congelaram o “produto final”. Feito isso, o influencer distribuiu o sorvete fake pelas ruas e quis gravar a reação de cada uma das pessoas que receberam. A princípio, muitos deles agradeceram, mas logo depois passaram mal.
Confira um trecho da preparação do “picolé”:
https://twitter.com/RomarioQR1/status/1331278120981245965?s=20
O “trote” de muito mau gosto, naturalmente, teve uma repercussão negativa. Assim que as vítimas receberam os picolés, algumas começaram a passar mal – afinal, a ingestão de sabonete pode causar diarreia, vômitos, náusea e lesões no sistema digestivo.
Agora, Domínguez terá de prestar contas à Justiça colombiana pelo caso, enquanto o Ministério Público local abriu uma investigação para apurar quem são todos os envolvidos. Segundo o general da polícia revelou à Rádio Caracol, o influencer pode receber uma pena de 5 a 11 anos de prisão por “simular ou forjar alimentos”.
O vídeo viralizou no final de novembro, mas ganhou um alcance ainda maior nas últimas semanas. Em meio a tudo isso, Jay Tomy tentou se retratar. “Peço desculpas às pessoas envolvidas e à comunidade em geral. A partir de uma reflexão profunda, percebi que há uma linha estreita entre o que pode ser percebido como uma piada e o que pode ser percebido como uma ação que atenta contra as pessoas. Convido a comunidade de influenciadores a refletir e gerar espaços para debater esses limites e evitar a superação das barreiras que vão da diversão à brincadeira de mau gosto”, escreveu em um comunicado, assinado por sua assessoria jurídica.
Já neste domingo (6), o influencer publicou um vídeo no qual canta uma música sobre pedir perdão, tentando defender a ideia de que “todos erramos”, além de falar que não teria problema se fosse preso.
Esta, no entanto, não é a primeira vez que Jay Tomy se encrenca por conta dos vídeos para seu canal. O influencer – que tem mais de 70 mil seguidores – já foi preso em duas ocasiões. A primeira vez foi em 2014, na Bolívia, ao simular um assassinato em uma das avenidas mais movimentadas de La Paz. A segunda detenção veio em fevereiro de 2020, quando o homem espirrou em pessoas na rua, em meio aos riscos com a pandemia da Covid-19.
A pergunta que fica é: como uma pessoa assim ainda tem “palco”?!