Anna Gleicy Helrigle de Brito, de 27 anos, e o namorado dela, Igor da Silva Brito, foram esfaqueados em uma lanchonete na cidade de Dartford, na Inglaterra, no último sábado (31). O casal de brasileiros trabalhava com entrega de comidas, e foi atacado por Eric da Silva, que se dizia amigo das vítimas. Ele foi identificado pela Polícia de Kent. Uma terceira pessoa ficou ferida.
A notícia foi confirmada nesta sexta-feira (6), pela irmã de Anna, Danyella Angel Helrigle, ao UOL. Para a família, o suspeito de 29 anos – que também é brasileiro e trabalhava como entregador – não teria aceitado que a moça estivesse em um relacionamento com outra pessoa.
Danyella explicou que o homem é de Goiânia, assim como sua irmã. Eles se conheceram em Londres enquanto aguardavam para fazer entregas, e eram amigos há mais de um ano. A mulher relatou, ainda, que Eric já havia revelado seu desejo em namorar Anna. Porém, ela teria “deixado claro que a relação deles era apenas de amizade e que o considerava como irmão”.
O ataque
Anna foi atacada e esfaqueada enquanto retirava um lanche que iria entregar. Conforme Danyella, o primeiro golpe que sua irmã recebeu foi na barriga, seguido de outras facadas na mesma região e no braço. Igor viu a situação, entrou em luta corporal com Eric e levou seis facadas nas costas.
Ele conseguiu se desvencilhar, mas logo depois acabou sendo atingido por um golpe no nariz e caiu no chão. O namorado de Anna também foi ferido por mais facadas e teve o pulmão perfurado. Outro entregador, cuja identidade não foi revelada, tentou tirar Eric de cima de Igor e foi esfaqueado no peito. Ele conhecia o suspeito, uma vez que esperavam em diferentes restaurantes para fazer as entregas.
Após o ocorrido, Anna, Igor e o outro entregador foram levados para um hospital de Londres, onde passaram por cirurgia. O trio segue hospitalizado, sem previsão de alta médica e com o estado de saúde estável. A Polícia de Kent também divulgou, na quinta-feira (5), que nenhum deles corre risco de morte.
Fuga e prisão
Eric da Silva fugiu depois que atacou as vítimas na lanchonete, mas foi encontrado pela polícia na Escócia, na segunda (2). As autoridades inglesas, por sua vez, informaram que o brasileiro seria levado para uma delegacia do condado. Ele está preso e deverá comparecer em um tribunal, sem data confirmada até o momento.
O suspeito é acusado de tentativa de homicídio e lesão corporal grave com intenção de matar. A investigadora Emma Lawry salientou que a polícia trata o caso como “algo isolado”, e que a relação entre Eric e os envolvidos está sendo apurada. “Acredito que muitas pessoas podem ter filmado o incidente e gostaria que elas entrassem em contato para repassar essas filmagens, pois ajudarão na investigação”, concluiu Emma.
Ataque abalou a família
Eric teria descoberto o relacionamento de Anna com Igor na mesma semana do ataque. O casal já estava namorando há algum tempo e morando juntos há um mês, mas a jovem não havia contado para o amigo sobre a relação.
De acordo com a irmã da vítima, os dois estão abalados após o crime e enfrentam dificuldades para dormir. A entregadora também está tendo ataques de pânico ao relembrar o que aconteceu. “Ele [Eric] era uma pessoa muito calma. Nós jamais imaginaríamos que isso pudesse acontecer”, admitiu Danyella.
“Eu quero que ele fique preso lá, que ele pague pelo crime que ele cometeu, fique onde ele está e que tenha muito tempo para ele pensar em tudo isso que ele fez. Ele bagunçou a vida de três famílias por causa de uma atitude inconsequente que ele fez, pensada, porque ele foi para matar”, completou.
Anna e Igor passarão por um longo período de recuperação devido aos graves ferimentos que tiveram. Logo, a família da goiana está divulgando nas redes sociais uma vaquinha online para conseguir comprar uma passagem para a mãe da jovem ir para Londres.
O valor solicitado é de R$ 50 mil e, até a postagem desta matéria, já foi arrecadado mais de R$ 23 mil. Clique aqui para ajudar.