Ativistas jogam bolo na cara de estátua do Rei Charles III, em Londres: “É hora de agir!”; assista

Just Stop Oil já havia ganhado manchetes no mundo depois de jogar sopa em um quadro de Van Gogh

Bolo Familia Real

Ativistas do Just Stop Oil – o mesmo que jogou sopa de tomate em um quadro de Van Gogh – atacou a estátua de cera do rei Charles III. O “atentado” aconteceu na manhã desta segunda-feira (24) no Madame Tussauds de Londres.

No momento, Eilidh McFadden e Tom Johnson subiram no estrado que separava as figuras da família real e revelaram suas camisetas com o nome da organização, que exige que o governo britânico suspenda todas as novas licenças do uso de petróleo e gás. “É a hora de agir“, gritaram, antes de tacar os alimentos na nobreza.

Estamos aqui porque queremos proteger nossas liberdades e direitos, e porque procuramos proteger esta terra verde e agradável que é a herança de todos nós. A ciência é clara, mas as demandas são simples: basta parar o petróleo. É moleza“, disse o inglês de 29 anos. Confira o momento:

Instantes depois, a polícia metropolitana londrina revelou que prendeu militantes envolvidos com a cena. “Respondemos rapidamente a um incidente no Madame Tussauds depois que duas pessoas jogaram comida em uma estátua, aproximadamente às 10h50. Ambos foram presos por danos criminais“, informaram pelo Twitter. Em seguida, acrescentaram: “Quatro pessoas foram presas por danos criminais relacionados a este incidente“.

https://twitter.com/MetPoliceEvents/status/1584491086063763456

No dia anterior, outros quatro ativistas do Just Stop Oil haviam sido presos após se grudarem na Abbey Road – uma das ruas mais famosas da capital britânica e que dá nome a um dos álbuns dos Beatles. Anteriormente, eles também jogaram sopa sobre a pintura “Girassóis” de Vincent van Gogh na National Gallery de Londres. Nas semanas anteriores, o grupo já havia feito diversos protestos em estradas perto do parlamento britânico.

Diversas organizações que atuam contra as mudanças climáticas intensificaram suas atuações em antecipação ao COP 27, que acontecerá no Egito a partir do dia 6 de novembro.

Continua depois da Publicidade

No domingo (23), na Alemanha, dois militantes do Letzte Generation jogaram purê de batata em uma pintura de Claude Monet. “Les Meules”, exibida no Museu Barberini, em Potsdam, é avaliada em € 110 milhões. “As pessoas estão morrendo de fome, as pessoas estão congelando, as pessoas estão morrendo. Estamos no meio de uma catástrofe climática, e a única coisa que vocês temem é sopa de tomate ou purê de batatas em uma pintura”, disse uma das jovens envolvidas.

Vocês sabem do que eu tenho medo? Que a ciência diz que em 2050 não poderemos alimentar nossas famílias. É preciso purê de batatas em uma pintura para fazer vocês ouvirem? Essa pintura não valerá nada quando estivermos lutando por comida. Quando chegará o ponto em que vocês vão finalmente ouvir e não apenas continuar como se nada estivesse acontecendo?“, bradou. O museu declarou que ainda não é possível dizer se o quadro sofreu danos permanentes ou não.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques