Nesta sexta-feira (25), o cantor de k-pop Kris Wu foi condenado a 13 anos de prisão por acusações que incluem estupro e “promiscuidade sexual”. O Tribunal Distrital de Chaoyang, em Pequim, na China, condenou Wu por um evento que ocorreu em 2018, no qual ele e outros homens teriam violentado três mulheres que estavam bêbadas.
Segundo o The Hollywood Reporter, Wu recebeu 11 anos e 6 meses por um estupro que cometeu em 2020, além de 1 ano e 10 meses pelo “crime de reunir uma multidão para se envolver em promiscuidade sexual”, em um evento de 2018. O Tribunal de Chaoyang defendeu que as três vítimas do caso de estupro estavam bêbadas e não conseguiam consentir com o ato sexual praticado pelo cantor.
A decisão explica que uma sentença combinada de 13 anos foi acordada judicialmente e que Kris seria imediatamente deportado da China, após o cumprimento total da pena. “De acordo com os fatos (…) a natureza, as circunstâncias e as consequências prejudiciais do crime, o tribunal fez a decisão acima“, afirmou o tribunal, em um comunicado oficial disponibilizado online. Em razão da ascendência sino-canadense do artista, um diplomata canadense estava no tribunal para testemunhar a sentença.
O portal ainda afirmou que Wu também foi multado em 600 milhões de yuans, moeda chinesa (o equivalente a US$ 83,7 milhões e a R$ 453 milhões) por sonegação de impostos. Kris teria subnotificado maciçamente seus ganhos com performances, publicidade, além de outras fontes de renda.
O julgamento do ex-membro do grupo sul-coreano EXO, que ocorreu em junho, foi fechado ao público para proteger a privacidade das vítimas. O cantor, de 32 anos, está detido desde agosto de 2021, enquanto a polícia conduzia uma investigação, iniciada a partir de comentários on-line de que ele “repetidamente atraía mulheres jovens” para fazer sexo.
Na mesma época, em 2021, uma adolescente o acusou de praticar atos sexuais com ela sem o seu consentimento, enquanto ela estava bêbada. Naquele ano, no entanto, Wu negou a acusação. A mesma adolescente então alegou que mais sete mulheres entraram em contato com ela para dizer que o cantor também as seduziu, com promessas de empregos e outras oportunidades, muitas das quais tinham menos de 18 anos.
Na China, o estupro é punível com 3 a 10 anos de prisão, enquanto alguns casos excepcionais possam resultar até em pena de morte. A segunda acusação que o artista enfrentou, de promiscuidade sexual, é passível de uma punição de até cinco anos de prisão no país. Apesar de ter sido condenado na China, Kris, conhecido em chinês como Wu Yifan, cresceu entre Vancouver, na Colúmbia Britânica, e Guangzhou, na China.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques