Equipes de resgate encontram caixas-pretas de avião que colidiu com helicóptero militar nos EUA

64 pessoas estavam a bordo do avião, enquanto três militares estavam no helicóptero

ouça este conteúdo
play_circle_outline pause_circle_outline

As caixas-pretas do avião que colidiu com um helicóptero em Washington, D.C. foram encontradas nesta quinta-feira (30), segundo o National Transportation Safety Board (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes, em tradução livre). O gravador de voz da cabine do piloto e o registrador de dados de voo serão analisados pelo NTSB.

Jennifer Homendy, chefe da organização, revelou que as caixas-pretas da aeronave da American Airlines e do helicóptero estavam submersas no rio Potomac em Washington, DC, mas que a equipe está acostumada com esse tipo de desafio. No entanto, ainda não há informação sobre a recuperação dos equipamentos do helicóptero.

O Conselho afirmou que ainda não há dados suficientes para apontar a causa do acidente. “Nossa missão é entender não apenas o que aconteceu, mas porque aconteceu e fazer recomendações de segurança para que isso não ocorra novamente“, disse. O relatório preliminar da investigação deve sair em 30 dias, e o relatório final, apenas após a conclusão do caso.

Homendy ainda afirmou não ter visto as declarações de Donald Trump sobre o ocorrido. O presidente tentou atribuir parte da culpa aos governos de Barack Obama e Joe Biden, e tentou relacionar o acidente à políticas de diversidade, sem provas.

Continua depois da Publicidade

O acidente

A aeronave comercial envolvida na colisão era um Bombardier CRJ700, modelo utilizado para voos regionais e com capacidade para 65 pessoas. O voo da American Airlines seguia de Wichita, no Kansas, para Washington e se aproximava da pista do Aeroporto Ronald Reagan quando ocorreu o acidente, a poucos metros da aterrissagem.

A tragédia aconteceu nas proximidades do rio Potomac, que fica perto do aeroporto. Em resposta ao acidente, equipes de emergência foram enviadas para a área e começaram imediatamente as buscas com helicópteros e botes.

As autoridades locais seguem com as buscas na região, e todos os pousos e decolagens no Aeroporto Nacional Reagan foram suspensos. O aeroporto está localizado a apenas 6 km do centro de Washington, D.C., onde está a Casa Branca. Segundo as autoridades, não há sobreviventes.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques