Há sobreviventes? Autoridades se pronunciam e atualizam situação das vítimas de colisão entre avião e helicóptero nos EUA

John A. Donnelly, chefe dos bombeiros, informou que não há esperança de sobreviventes

ouça este conteúdo

O chefe dos bombeiros de Washington D.C, nos Estados Unidos, disse na manhã desta quinta-feira (30), que acredita não haver sobreviventes na colisão entre um avião comercial e um helicóptero militar. A informação foi dada por John A. Donnelly, em coletiva de imprensa. Ao todo, tinham 64 pessoas no voo da American Airlines e três na outra aeronave.

“Neste momento, não acreditamos que haja sobreviventes deste acidente, e recuperamos 27 pessoas deste avião e uma do helicóptero”, declarou Donnelly. Contudo, ele afirmou estar confiante de que as autoridades conseguirão recuperar todos os corpos envolvidos no acidente.

“Estou confiante de que faremos isso. A operação vai nos levar um pouco de tempo, no entanto. Pode precisar de mais algum equipamento [de resgate], explicou. O chefe dos bombeiros acrescentou que o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes irá liderar a próxima etapa da “Operação de Recuperação” dos corpos.

A medida foi tomada após Donnelly anunciar na coletiva que a busca por sobreviventes foi oficialmente encerrada. “Estamos agora em um ponto em que mudamos de uma operação de resgate para uma de recuperação”, ressaltou. Ele também destacou que os esforços das equipes continuam, com profissionais trabalhando arduamente nas águas geladas do Rio Potomac. De acordo com a autoridade, os legistas estão trabalhando para devolver os restos mortais dos entes queridos às suas famílias.

Imagens captaram momento em que o avião e o helicóptero colidiram (Foto: Reprodução; X)

Continua depois da Publicidade

O Secretário de Transportes, Sean Duffy, esclareceu que partes do avião foram quebradas. Segundo ele, a fuselagem foi invertida e está localizada em três seções diferentes. “À medida que a recuperação da fuselagem da aeronave ocorre, as análises também começarão. Faremos uma parceria com a Administração Federal de Aviação com todas as informações que temos para obter os melhores resultados possíveis para o povo norte-americano”, atualizou.

Os destroços do helicóptero também foram achados e passarão por análise. Duffy pontuou que ambas as aeronaves seguiam o padrão de voo, e o desastre era “absolutamente” evitável. “Se você circula pela área, você vai ver que é frequente que as duas aeronaves voem pela região”, esclareceu. Ele também afirmou que a noite era de “tempo claro”, favorável aos voos.

Continua depois da Publicidade

Por sim, o Secretário disse que governo não vai descansar até ter respostas. “Você precisa ter certeza de que quando você voa, você está a salvo. Todos que voam pelos céus dos Estados Unidos esperam voar em segurança. Sabem que quando você embarca no aeroporto, você chega ao seu destino. Isso não aconteceu na noite de ontem”, ponderou.

A colisão se deu próxima ao Aeroporto Nacional Ronald Reagan, que teve todos os pousos e decolagens suspensos. No entanto, o local vai voltar a funcionar às 11h no horário local (13h no horário de Brasília). As operações foram imediatamente bloqueadas após o acidente, como mostra o áudio das torres de controle.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques