Na noite deste sábado (19), um homem abriu fogo contra uma boate gay no Colorado, nos Estados Unidos. De acordo com a polícia, o atentado deixou cinco mortos e ao menos 18 feridos – entre eles, o atirador. Na ocasião, o Club Q comemorava o Dia da Memória Transgênero. A data celebra pessoas trans que foram mortas em ataques violentos.
Pamela Castro, porta-voz do Departamento de Polícia de Colorado Springs, revelou ao CPR News que a organização recebeu o primeiro chamado para ir a boate às 23:57. “Vários agentes e profissionais da saúde responderam imediatamente à chamada e foram até o local“, informou, adicionando que o FBI também ajuda no caso. Ela ainda pontuou que o número total de vítimas pode mudar.
Ao todo, 11 ambulâncias e 24 bombeiros foram acionados. Segundo Castro, o principal suspeito já está sob custódia da polícia. O motivo oficial do crime, entretanto, permanece desconhecido. Uma coletiva de imprensa estava prevista para acontecer ainda neste domingo, quando mais detalhes do caso seriam revelados. Veja alguns vídeos do momento:
#Breaking: Colorado Springs Police confirm five are dead and 18 injured in the Club Q shooting! pic.twitter.com/RZuP6cEaYp
— Brian Sherrod (@briansherrodtv) November 20, 2022
https://twitter.com/TreyRuffy/status/1594232983359483904
Pelas redes sociais, os proprietários do estabelecimento lamentaram o ocorrido. “O Club Q está devastado por este ataque sem sentido à nossa comunidade. Nossas orações e pensamentos estão com todas as vítimas, suas famílias e seus amigos. Nós agradecemos a reação rápida e heroica de nossos clientes, que conseguiram subjugar o atirador e dar fim à este ataque de ódio“, afirmaram.
Este é o 27º tiroteio em massa registrado no país apenas em novembro, e o mais recente de uma série de atentados contra a comunidade LGBTQIA+ norte-americana. Em 2016, um atirador abriu fogo em uma boate gay em Orlando, na Flórida, deixando 49 pessoas mortas e outras dezenas, feridas.