O iraniano Amou Haji, conhecido como “o homem mais sujo do mundo”, morreu no último domingo (23). Ele tinha 96 anos e morava em Dejgah, uma vila da província de Fars, no sul do Irã, em uma cabana construída por moradores da região. A informação do falecimento de Haji foi divulgada pela agência de notícias Irna nesta terça-feira (25).
De acordo com a imprensa iraniana, o homem ganhou este título por ter ficado mais de 60 anos sem tomar banho com água e sabão. No entanto, ele foi convencido por moradores do vilarejo a se lavar meses antes de morrer. Segundo g1, uma autoridade local disse que Amou era solteiro e evitava tomar banho por “medo de ficar doente”.
Os moradores do vilarejo afirmaram que o idoso passou por traumas emocionais durante a juventude. Desde então, ele se recusava a tomar banho. Sempre visto coberto por fuligem, ele evitava comer alimentos frescos, preferindo se alimentar de carcaças de animais fervidas. À uma reportagem de 2014 do Tehran Times, Haji revelou que fumava cachimbo com fezes de animais. Na falta, ele fumava vários cigarros convencionais de uma vez. Confira no vídeo abaixo:
O portal Fars News declarou que ele também não tomava água limpa. Segundo a imprensa iraniana, um documentário curta-metragem sobre a vida de Amou, intitulado “A Estranha Vida de Amou Haji”, foi lançado em 2013.