Jovem chega de festa na madrugada, nota detalhe estranho em prédio que mora e salva vizinhos de tragédia

Jovem também notou rachaduras e desalinhamentos nas portas

Jovem Nota Prédio Torto Na França

Heróis da vida real! Um estudante conseguiu salvar dezenas de pessoas na cidade de Lille, na França, de um desabamento de um prédio, neste sábado (12). De acordo com a rede francesa BFM TV, Thibaut Lemay, de 22 anos, estava voltando para casa após uma festa, quando notou que o prédio em que morava estava torto e apresentava várias rachaduras. Por sorte, ele decidiu avisar aos serviços de emergência, que iniciaram uma ação imediata para evacuar os moradores do edifício. O prédio caiu horas depois, às 9h.

Toda a ação ocorreu na noite de sexta para sábado. Assim que chegou em sua rua, por volta das 3h da manhã, o estudante de computação industrial percebeu que as paredes do edifício estavam tortas. Ele subiu até seu apartamento e viu que, além de rachaduras na estrutura do prédio, sua porta de entrada estava emperrada. Rapidamente, ele ligou o alerta vermelho e acordou dois de seus colegas de quarto para ajudá-lo.

Continua depois da Publicidade

“Percebemos que o prédio se moveu porque não conseguimos mais abrir a porta e ouvimos os escombros caindo”, explicou Thibaut à France Bleu. “Nós nos perguntamos o que fazer e tentamos ser pragmáticos. Muito rapidamente tomamos a decisão de notificar os serviços de emergência”, continuou. E foi essa decisão que salvou a vida de praticamente todos os moradores do local. O jovem ainda relatou que, às 20h, quando saiu de casa, “não havia sinais de que isso iria acontecer”.

Os bombeiros que atenderam ao chamado também agiram de forma pontual. Eles constataram que a propriedade de dois blocos tinha risco iminente de desabar e retiraram os moradores. “Em menos de trinta minutos, todos foram evacuados”, explicou, Benjamin Lopart, outra testemunha. Ele contou que ouviu um barulho no imóvel, mas pensou que fossem os jovens vizinhos fazendo algazarra.

Continua depois da Publicidade

Infelizmente, uma pessoa não conseguiu se salvar. No dia seguinte, os socorristas encontraram o corpo de um homem de 45 anos que parece não ter atendido ao chamado da noite anterior.

Continua depois da Publicidade

Apesar da casualidade, Thibaut e seus colegas estão sendo considerados heróis e, inclusive, receberam a atenção da prefeita da cidade, Martine Aubry. “Um prédio desabou, arrastando o prédio vizinho. Graças à velocidade de um jovem inquilino desde as 3 da manhã, a polícia municipal e os bombeiros intervieram para evacuar o edifício e a Câmara emitiu uma ordem de perigo iminente”, escreveu a governante em seu Twitter.

Por enquanto, as autoridades ainda estão investigando o que teria causado o desabamento. O prédio passava por obras em um de seus andares, mas essa ainda não foi considerada a causa do acidente.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques