Os moradores do vilarejo de Muritibu, na cidade de Meru, no Quênia, levaram um susto e tanto na manhã desta quinta-feira (5). Alguns residentes avistaram o que seria um leão escondido em uma cerca viva. Até mesmo o Serviço de Vida Selvagem (KWS) do país foi acionado… No entanto, a história acabou com um desfecho inusitado e hilário.
Tudo começou quando um fazendeiro viu o que pensou ser um leão no lado de fora da casa de sua chefe – propriedade a apenas um quilômetro do Parque Nacional e Floresta Natural do Monte Quênia. De acordo com a BBC, diante do alarme acionado, três agentes do KWS se dirigiram armados ao local para cuidadosamente atenderem ao chamado.
A dona da propriedade estava fora no momento em que os oficiais foram acionados. Quando voltou para casa, ela foi informada sobre o suposto leão e aconselhada a entrar no imóvel pela porta no lado oposto, longe da cerca viva que servia de “abrigo” para o bicho. Por conta disso, ela nem sequer cogitou o que teria provocado a situação toda. Mas a resposta logo veio…
Aquilo que seria a cabeça do animal estava logo abaixo de uma janela. Quando os agentes conseguiram abri-la e olharam para baixo, eles perceberam que o leão de Taubaté nem mesmo tinha um corpo. Foi então que tiveram a grande surpresa: era só uma sacola de compras! Uma sacola com uma imagem bem realista do felino, diga-se de passagem. O objeto havia sido colocado ali com algumas mudas de abacateiro, numa tentativa da dona de que elas não secassem.
Passado o susto, o Serviço de Vida Selvagem se manifestou sobre o caso e elogiou os envolvidos por agirem rapidamente para evitar algo pior. “Numa reviravolta interessante de eventos, nós recebemos numerosos relatos […] de um leão se escondendo em uma cerca viva. O time da KWS Meru rapidamente se deslocou até a cena numa tentativa de mitigar um possível conflito. Na chegada, os agentes ficaram impressionados ao descobrir que o ‘suposto leão’ era um leão impresso numa sacola. Apesar do alarme falso, nós elogiamos a todos por terem emitido um alerta a fim de evitar um possível conflito”, disse o órgão.
On arrival, KWS rangers were astonished to find out that the ‘alleged lion’ was a lion printed carrier bag.
Despite this being a false alarm, we laud the public for raising an alarm in order to mitigate a possible conflict. pic.twitter.com/spiYlpNNso
— Kenya Wildlife Service (@KWSKenya) May 5, 2022
Cyrus Mbijiwe, uma autoridade local, também explicou à BBC por que a ocorrência foi levada tão a sério. Apesar da ausência de relatos recentes de leões perdidos na área, alguns moradores já tinham reclamado do desaparecimento de animais de seu gado. “Nós tratamos o incidente com muita cautela e seriedade. Nós primeiro nos asseguramos de que todos estavam seguros, depois os oficiais investigaram e descobriram que era uma sacola”, afirmou.
Ufa! Esse encontrinho com o Simba a gente prefere deixar pra próxima mesmo, né?