Hugo Gloss

Monalisa: Vídeo mostra momento exato em que turista atira torta no quadro e é contido por seguranças; assista

Monalisa

Monalisa

E esse surto aqui, gente?! Neste domingo (29), La Gioconda – popularmente conhecida como a Monalisa -, uma das obras de arte mais famosas do mundo, sofreu um ataque de vandalismo. Um rapaz atirou uma torta no quadro, que está exposto no Museu do Louvre, em Paris. Agora, novas imagens mostram o momento em que o visitante, em uma cadeira de rodas e disfarçado com uma peruca, acerta a obra.

Segundo informações do jornal El País, a cena chocou os turistas do museu lotado. No entanto, o autor do ataque foi logo contido por seguranças e expulso do local. Imediatamente, os funcionários teriam iniciado a limpeza, para que a visitação continuasse normalmente.

No vídeo, que circula pelas redes sociais, o rapaz corre com a torta em direção à Monalisa e atira no quadro. Com uma rosa vermelha nas mãos, ele é levado por cerca de quatro seguranças. Também é possível ouvir os gritos dos visitantes, que se assustaram com a atitude repentina. Assista:

A cena aconteceu na sala em que fica uma das obras mais famosas de Leonardo da Vinci. Felizmente, o quadro é protegido e não foi danificado. “Um visitante simulou uma deficiência para usar uma cadeira de rodas e se aproximar da obra, instalada em uma vitrine segura. O Louvre aplicou seus procedimentos habituais para pessoas com mobilidade reduzida, permitindo-lhes admirar esta grande obra de arte”, comunicou os representantes do museu para a CNN.

De acordo com o canal de notícias, o suspeito é um homem de 36 anos. A identidade dele não foi revelada. Após o ataque, o homem foi levado para uma enfermaria psiquiátrica na sede da polícia francesa, segundo a promotoria de Paris. O Museu do Louvre apresentou uma queixa oficial contra ele e uma investigação foi aberta por “tentativa de danificar um bem cultural“.

Sair da versão mobile