Mordida de cachorro, alarme e câmeras térmicas: veja como polícia conseguiu capturar brasileiro foragido nos EUA

Polícia encontrou Danilo Cavalcante embaixo de uma pilha de madeira com a ajuda de câmeras térmicas e cães farejadores

Nesta quarta-feira (13), as autoridades da Pensilvânia deram mais detalhes da megaoperação para capturar Danilo Cavalcante, que estava foragido nos Estados Unidos desde o dia 31 de agosto. As buscas pelo brasileiro foram repletas de elementos inusitados, mas concluída com a ajuda do cão farejador da polícia.

O rapaz foi condenado por matar a ex-namorada, a maranhense Débora Evangelista Brandão, com 38 facadas na frente dos dois filhos dela. Segundo informações da CNN, Cavalcante não aceitava o fim do relacionamento e temia que a vítima entregasse o passado criminoso dele, aqui no Brasil, às autoridades norte-americanas. O caso aconteceu em 2021, na cidade de Phoenixville, também na Pensilvânia.

Continua depois da Publicidade

Alarme disparado

Em uma coletiva de imprensa, o tenente-coronel George Bivens, responsável pela operação, contou que eles tiveram o primeiro sinal de Danilo após o alarme de um imóvel disparar. O aviso sonoro ocorreu durante a madrugada, dentro do perímetro onde aproximadamente 500 policiais faziam as buscas. O brasileiro, entretanto, não foi encontrado na residência.

Câmeras térmicas

Os agentes, então, mobilizaram aviões, helicópteros, homens em terra e cães farejadores para esta área e começaram uma busca mais intensa. Uma das aeronaves, inclusive, foi a responsável por encontrar um sinal de calor humano próximo ao local onde o alarme foi disparado. Uma das câmeras mostrou um ponto suspeito em uma área de vegetação baixa.

Condições climáticas 

A prisão de Danilo Cavalcante foi adiada devido alguns eventos naturais inesperados, como uma forte tempestade e muitos raios que atingiram a região. O avião que apresentava os detectores térmicos precisou evacuar o perímetro e pousar de volta em uma base. As equipes terrestres, por sua vez, ficaram na área, em segurança. “Infelizmente, tivemos más condições climáticas, como raios, o que fez com que o avião tivesse que sair da área. Equipes táticas ficaram na região até que pudessem ser trazidos recursos para garantir que não houvesse uma fuga”, informou Bivens.

Danilo Cavalcante é capturado após fugir de prisão nos EUA (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Cachorro mordeu e encurralou o foragido

Na manhã de hoje, pouco antes de 8h30 no horário local (9h no horário de Brasília), a localização de Cavalcante foi confirmada mais uma vez por sinais de calor, e ele foi cercado pelas forças de segurança e cães farejadores. O brasileiro estava escondido embaixo de uma pilha de madeira, e só se deu conta da presença policial quando já estava encurralado.

Danilo tentou fugir com o fuzil que portava. “Ele ainda tentou rastejar pela vegetação rasteira, levando o rifle que tinha com ele”, revelou o tenente-coronel na coletiva. Neste momento, os policiais soltaram um dos cães farejadores, que deu uma “mordida leve” no fugitivo, impedindo sua fuga. Graças ao animal, os agentes conseguiram alcançar Cavalcante e imobilizá-lo.

“Ele continuou resistindo, mas foi levado sob custódia à força. Ninguém ficou ferido. Ele (Danilo) teve uma ferida por conta da mordida, mas nós tínhamos médicos no local que cuidaram disso”, atualizou Bivens. Assim como o governador da Pensilvânia, John Shapiro, o tenente ressaltou que a operação foi bem sucedida sem nenhum tiro ser disparado.

Continua depois da Publicidade

“A captura de Cavalcante dá fim ao pesadelo das duas últimas semanas, e agradecemos a cada um dos policiais regionais, estatuais e federais que saíram às ruas em todas as condições, dia e noite”, declarou a polícia do condado de Chester, em comunicado. “As autoridades da prisão do condado de Chester fizeram mudanças imediatas para aumentar a segurança na penitenciária. Estamos revisando e mudando procedimentos para melhorar a segurança e a comunicação com quem mora próximo da prisão”, concluiu.

Agora, Danilo Cavalcante será levado sob custódia e transferido para um presídio estadual para cumprir sua sentença de prisão perpétua. Assista à coletiva:

A fuga

No dia 31 de agosto, o criminoso escalou uma parede e pulou o teto da penitenciária em plena luz do dia. A fuga foi registrada pelas câmeras de segurança da cadeia. O carcereiro de plantão chegou a ser demitido por não ter notado a ausência de Cavalcante ou impedido sua fuga.

A partir daí, Danilo passou a ser flagrado por diversas câmeras de segurança em um raio de 38 km. Devido à gravidade da situação, as autoridades aconselharam os moradores a buscar abrigos seguros e acionar o serviço de emergência caso tivessem informações ou vissem o fugitivo por perto. Pontos turísticos e escolas da região chegaram a ser fechados. “Os residentes da área são solicitados a trancar todas as portas e janelas, proteger os veículos e permanecer em casa. Não se aproxime”, afirmou a corporação nas redes sociais.

Brasileiro estava foragido desde o dia 31 de agosto. (Foto: Reprodução/CNN)

A captura do fugitivo chegou ao fim na manhã desta quarta-feira (13), depois de 14 dias de buscas intensivas e uma megaoperação com 500 policiais, inclusive agentes da Swat, e participação do FBI. Ainda assim, Cavalcante conseguiu caminhar por 38 quilômetros, roubar uma van e um rifle e trocar tiros com um morador.

Assista ao momento em que Danilo é capturado:

Após a captura, agentes envolvidos na operação tiraram fotos ao lado do criminoso já rendido. Veja:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques