Mulher atribui dores a “sutiã apertado” e se choca com diagnóstico: “Eu não conseguia entender”

Radwah Oda ignorou os sintomas e precisou fazer três cirurgias

ouça este conteúdo

Uma mulher de 33 anos chocou ao relatar a descoberta de um grave diagnóstico enquanto levava uma vida saudável, que incluía uma alimentação balanceada e exercícios físicos até cinco vezes na semana. Ao The Sun, Radwah Oda revelou que atribuiu uma dor abaixo do seio a um “sutiã apertado”, mas acabou surpreendida com 20 tumores no fígado.

A estadunidense acreditou durante meses que o incômodo era provocado pela lingerie. Contudo, ela acabou sentindo outros sintomas, incluindo fadiga extrema, perda de apetite e problemas estomacais. “No início, pensei que poderia ser porque meu sutiã estava muito apertado, embora o desconforto fosse apenas de um lado“, declarou.

Radwah também percebeu que suas fezes apresentavam um sangue escuro e presumiu que fosse uma síndrome do intestino irritável (SII), ou seja, um distúrbio do trato gastrointestinal que provoca dor abdominal, diarreia ou constipação.

Sempre que sentia os sintomas, eu os ignorava como se fosse algo sem importância. Eu não reservava tempo para fazer consultas médicas, também não fazia um check-up anual há anos“, contou a estadunidense.

Radwah Oda apresentou várias sintomas antes do diagnóstico. \(Foto: Reprodução/Instagram)

Em agosto de 2021, ela decidiu procurar ajuda médica, depois de sofrer com fortes diarreias e vômitos constantes. Primeiro, Radwah recebeu o diagnóstico de infecção estomacal. No entanto, uma tomografia revelou, mais tarde, que ela estava com câncer no intestino, em estágio quatro, que já havia se espalhado para o fígado.

Os médicos presumiram que era uma virose estomacal e me trataram com fluidos intravenosos para ajudar com a desidratação“, afirmou. “Mas quando o médico disse que era câncer, o consultório dele parecia se fechar ao meu redor. Eu me senti tão pequena e vulnerável, completamente tomada pelo choque. Eu não conseguia entender como isso aconteceu comigo. Eu senti que tinha feito tudo certo – comendo saudável, me exercitando regularmente, usando produtos naturais“, desabafou.

Continua depois da Publicidade

Após ser diagnosticada com 20 tumores no fígado, Radwah iniciou a quimioterapia e passou por três cirurgias. A primeira operação, em maio de 2022, removeu parte do cólon e metade do fígado. A segunda e a terceira, em dezembro daquele mesmo ano e fevereiro de 2024, serviram para retirar a outra parte do órgão.

Ela passou por uma nova rodada de quimioterapia, que a deixou bastante debilitada. O tratamento não conseguiu erradicar o câncer por completo e os tumores continuaram a crescer. Atualmente, ela participa de um ensaio clínico para testar um novo tratamento em desenvolvimento e avaliar a eficácia da terapia.

Agora, Radwah e sua mãe se dedicam a conscientizar outras pessoas sobre a doença, para garantir que não levem muito tempo para procurarem ajuda médica. “Por favor, aprendam com meus erros. Não pense que isso não pode acontecer com você. Continuem fazendo consultas anuais e, se algo não parecer certo, investigue“, completou.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques