ouça este conteúdo
|
readme.ai
|
O que era apenas uma estadia no apartamento, virou um verdadeiro pesadelo… A norte-americana Erika Gemzer viralizou nas redes sociais recentemente ao relatar que um inquilino entupiu o vaso sanitário do seu imóvel com lenços de bebê e fezes, o que causou uma inundação no local. Segundo a mulher, ela não só perdeu a casa, como toda a situação já causou um prejuízo de mais de US$300 mil — cerca de R$1,5 milhão.
Tudo começou quando o inquilino de longa data de Erika decidiu deixar a propriedade. Ela é dona de um prédio com dois apartamentos em São Francisco, na Califórnia, e vive com o marido, um cachorro e um gato no piso inferior. Como o casal planejava ter um filho, eles decidiram que a melhor saída no momento seria alugar o imóvel de cima através do Airbnb. A ideia era conseguir ter flexibilidade para a família deles ter onde ficar quando os visitassem, já que os parentes não conseguiriam pagar a estadia na cidade por mais de um fim de semana.
Em abril deste ano, ela alugou o apartamento por um mês. Na época, a anfitriã estava grávida de 13 semanas. No entanto, o locatário fez o check-out antes da data prevista, sem qualquer aviso. Erika acordou no dia 14 de abril com barulho de pingos d’água. Inicialmente, a mulher pensou que estava chovendo, mas percebeu que na verdade era um gotejamento por conta do que tinha acontecido no imóvel do andar de cima: a privada entupiu e a válvula que gerencia o fluxo de água do tanque para o vaso também foi quebrada.
“Então acordei com um pesadelo: literalmente uma tempestade de m*rda em minha própria casa, inundando todos os três andares do prédio que comprei com minhas economias. E lembre-se: é água de fezes”, afirmou ela.
Want to hear an Airbnb horror story this Halloween season? Here’s the story of how I ended up pregnant and homeless and in over $300,000 of debt after Airbnb guests flooded my home. It’s a real cliffhanger.
Would love your thoughts @airbnb and @bchesky. pic.twitter.com/ASvguMlnet
— Coach Erika (@ErikaCoaches) October 19, 2023
Nos registros compartilhados por Erika, é possível ver a casa completamente inundada por fezes. Depois disso, ela tentou contato com o Airbnb e foi aconselhada a fazer primeiro todo o reparo, mas só depois disso registrar uma reclamação contra o hóspede pelo valor total do custo. Caso ele rejeitasse o pedido, aí ela deveria abrir um caso de Proteção contra Danos ao Anfitrião.
“Fiquei horrorizada. Não era uma lâmpada quebrada. Era um prédio que estava 50% destruído. Era um projeto de destruição e reconstrução de uma casa que custaria centenas de milhares de dólares e duraria vários meses. Não havia como o hóspede pagar, e quanto à garantia Host AirCover de US$ 3 milhões?”, questionou. O site do Airbnb indica que o anfitrião tem direito a esta garantia, que protege todos que alugam o seu imóvel através da plataforma com uma cobertura de US$ 3 milhões – aproximadamente R$ 15 milhões – para qualquer dano que exceda o depósito de segurança.
I woke up on Friday, April 14th to the sound of dripping water.
At first, I thought it was raining, but looking out my bedroom window, the sky was bright blue.
I jumped out of bed and ran into the hallway.
Waterfalls of water were pouring from the ceiling and light fixtures. pic.twitter.com/XbUJm82qZW
— Coach Erika (@ErikaCoaches) October 19, 2023
Then I woke up to a nightmare: a literal shitstorm in my own house, flooding all 3 levels of the building that I bought with my life savings.
And remember — it’s fecal water.
50% of the building ruined in 15 hours.
Who did I call first? Airbnb.
What did they do? pic.twitter.com/oBfXN5lGPS
— Coach Erika (@ErikaCoaches) October 19, 2023
Erika ficou sem lar logo no momento em que começou a contar sobre a gravidez para familiares e amigos. Ela disse que se esforçou para realocar seus próximos hóspedes, incluindo um que precisava de um lugar para ficar enquanto era submetido a uma cirurgia. Ela relatou que passou “dezenas de horas” ao telefone com o Airbnb e, até este ponto, trocou 93 e-mails.
A empresa concordou em fazer uma investigação de terceiros, que demorou sete semanas para ser concluída. No fim, foi comprovado que o entupimento da privada realmente causou a inundação. O encanador que foi até a casa de Erika para fazer a investigação se recusou a ir embora antes de receber o valor de US$375 (R$ 1.887 ), porque não confiava que receberia a quantia do Airbnb.
Após muita dor de cabeça, a empresa ofereceu US$ 6 mil – R$ 30 mil – para cobrir os danos, com a condição de que ela assinasse um documento no qual “cederia” seus “direitos a pagamentos futuros”. A mulher decidiu entrar em contato com vários funcionários, antigos e que ainda atuam no Airbnb, para ter algum conselho. Um deles contou que a um processo “interno de escalonamento” para casos deste tipo.
I watched final drips of water coming down the 120-year-old coffered ceiling, and my brain could barely register what had happened.
The gravity of the situation hit hard.
I was homeless, one week after I hit the 12-week pregnancy milestone and started to share the good news. pic.twitter.com/Xj15BjfAvI
— Coach Erika (@ErikaCoaches) October 19, 2023
Depois de trocar mais algumas dezenas de e-mails com um novo gerente de caso, Gemzer recebeu uma oferta de US$ 31 mil – cerca R$ 151 mil. “Se você estiver seguindo as contas, isso representa 10% do total de minhas perdas financeiras diretas até o momento”, pontuou ela. “Cada vez que oferecem um reembolso, pedem que eu renuncie aos meus direitos a futuros pedidos de reembolso, entre outros”, destacou.
Erika ressaltou que a companhia afirmou que a garantia de US$ 3 milhões indicada no site não cobriria os outros 90% de suas perdas – como a conta de água da inundação, perda de renda enquanto a unidade estava inutilizável, testes de mofo, demolição e armazenamento de seus pertences.
A mulher revelou que agora o seu bebê nascerá “a qualquer momento” e que ela já se mudou várias vezes desde o ocorrido. Ela também perdeu o selo de “SuperHost” do Airbnb e a empresa não a ajudou no processo de achar uma nova casa para ela ficar enquanto o problema é resolvido. Até o momento, a companhia não se pronunciou sobre o assunto.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques