ouça este conteúdo
|
readme
|
Um novo vídeo feito no Aeroporto Internacional de Toronto, no Canadá, exibiu o momento em que um avião da Delta Airlines capotou na pista de pouso, nesta segunda-feira (17). Ao todo, 80 pessoas estavam a bordo, e 18 ficaram feridas. De acordo com as autoridades canadenses, três delas encontram-se em estado grave, incluindo uma criança.
No primeiro registro, o avião é visto se aproximando do aeroporto, que está coberto por neve. Ao tocar o solo, a aeronave sofreu um desequilíbrio fazendo com que uma das asas, a direita, batesse no chão. De pronto, o Bombardier CRJ-900 pegou fogo, foi arrastado devido ao gelo na pista, e tombou. As chamas, por sua vez, foram contidas logo depois.
Assista:
Novas imagens gravadas por outro piloto mostram momento que o avião CRJ-900 da Delta faz pouso duro, bate a asa direita no chão e capota em Toronto
— AEROIN (@aero_in) February 18, 2025
As condições do aeroporto não eram das melhores, devido às baixas temperaturas do país. A região de Toronto, por exemplo, tem se deparado com fortes nevascas nos últimos dias. Segundo o Serviço Meteorológico do Canadá, o aeroporto enfrentava ventos de até 65 km/h, e a temperatura era de aproximadamente -8,6°C.
Conforme os especialistas, a hipótese era de que uma forte rajada de vento cruzado pudesse ter desestabilizado o avião. O fenômeno é conhecido como “crosswind”, que bate na lateral da aeronave quando ela está perto de pousar. No entanto, o chefe dos bombeiros do local, Todd Aitken, apresentou outra versão. “O que podemos dizer é que a pista estava seca e não havia condições de vento cruzado”, informou à imprensa.

Um dos passageiros do voo, identificado pela imprensa local como John Nelson, afirmou que “era perceptível que as pistas do aeroporto estavam em uma condição estranha”. Ele destacou que o pouso foi “duro”, com uma forte batida da aeronave no solo, e que ela “derrapou e capotou em seguida”.
“Quando pousamos, batemos com muita força, batemos no chão e o avião saiu de lado e acredito que derrapamos para o lado e depois viramos de ponta-cabeça”, relatou Nelson.
As equipes de emergência conseguiram se mobilizar a tempo de resgatar os passageiros e a tripulação, além de apagarem o fogo que se alastrava pelo avião. Conforme a ministra dos Transportes, Anita Anand, uma criança, um homem de cerca de 60 anos e uma mulher da mesma faixa etária foram levados de helicóptero para hospitais da região.
O primeiro-ministro da província de Ontario, Doug Ford, se pronunciou sobre o caso em sua conta no X (Twitter). “Estou aliviado por não haver mortos após o incidente em Toronto Pearson. Autoridades da província estão em contato com o aeroporto e as autoridades locais e fornecerão qualquer ajuda necessária”, declarou.
I’m relieved there are no casualties after the incident at Toronto Pearson. Provincial officials are in contact with the airport and local authorities and will provide any help that’s needed.
— Doug Ford (@fordnation) February 17, 2025
A aeronave capotou por volta das 14h15 no horário local (16h15 em Brasília). O voo DL4819 vinha de Minneapolis, nos Estados Unidos, e tinha como destino, Toronto, no Canadá. Ainda não se sabe o que causou o capotamento da aeronave. Contudo, as autoridades canadenses iniciaram uma investigação para apurar as circunstâncias do acidente.
Veja também o momento em que os passageiros saem do avião:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques
Ver essa foto no Instagram