Nesta segunda-feira (12), o Jornal Hoje exibiu o momento em que as quatro crianças perdidas na Amazônia colombiana foram encontradas. Lesly, de 13 anos, Soleiny, 9, Tien Noriel, 5, e Cristin, 1, sobreviveram à queda de um avião, em 1º de maio, e enfrentaram 40 dias na selva.
Os irmãos já estavam desidratados e apáticos e ficaram 4 dias no mesmo lugar quando foram resgatados. As autoridades ainda contaram como eles conseguiram sobreviver em “condições extremas”. Além de dar água e comida, os militares fizeram rituais tradicionais para “cura”. Eles entoaram cânticos com charutos, água benta e incenso para dar, de acordo com a cultura indígena, segurança espiritual e tirar qualquer mal que as crianças pudessem ter tido contato.
Com o resgate, os irmãos pediram para comer “arroz com leite e pão”. A irmã mais velha, Lesly, recebeu elogios da equipe de busca por sua coragem e astúcia. “Ela foi muito inteligente. Levou uma toalha, uma lanterna, dois celulares, com o que acho que se divertiam à noite. Eles tinham duas bolsas e sempre iam para perto de um rio para encher de água uma garrafinha de refrigerante”, contou Henry Guerrero, voluntário na ação.
Os irmãos teriam se alimentado de frutas de uma planta amazônica, e encontraram um dos 100 kits de mantimentos lançados pelas Forças Armadas, que durou cerca de 15 dias. As crianças estão em um hospital de Bogotá, e devem ficar em observação por pelo menos duas semanas.
Magdalena Mucutuy, mãe das crianças, o piloto e o co-piloto que estavam na aeronave perderam a vida antes de serem encontrados. Ao perceber que não conseguiria se salvar, Magdalena fez um pedido à sua filha mais velha. “A única coisa que ela [Lesly] me disse é que a mãe estava viva por quatro dias, então antes de morrer a mãe pediu que eles saíssem do local do acidente e pedissem ajuda“, contou Manuel Ranoque, pai dos mais novos.
Crianças são encontradas na Colômbia parte 1 pic.twitter.com/3nwMHHhwli
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) June 12, 2023
Crianças são encontradas na Colômbia parte 2 pic.twitter.com/OxyijE9vTx
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) June 12, 2023
Assista ao resgate na íntegra:
O resgate
As crianças foram encontradas a cinco quilômetros do local do acidente, em uma pequena clareira na floresta, pela equipe liderada pelo general Pedro Sánchez. Ele as chamou de “exemplo de sobrevivência”. “Os menores já estavam muito fracos. E certamente a força deles era suficiente apenas para respirar ou alcançar uma pequena fruta para se alimentar ou beber uma gota d’água na selva”, pontuou Sánchez.
O presidente colombiano, Gustavo Petro, celebrou o momento com um tuíte nas redes sociais. “O encontro do conhecimento: indígena e militar. Aqui está um caminho diferente para a Colômbia: acredito que este é o verdadeiro caminho da paz”, escreveu Petro. “A selva os salvou. Eles são filhos da selva e agora também são filhos da Colômbia”, declarou. Confira:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaquesEl encuentro de saberes: indigenas y militares.
El encuentro de fuerzas por un bien común: guardia indígena y las fuerzas militares de Colombia.
El respeto a la selva.
Aquí se muestra un camino diferente para Colombia: creo que este es el verdadero camino de la Paz.
Aquí hay una… pic.twitter.com/Xl77iArFa6— Gustavo Petro (@petrogustavo) June 10, 2023