Um grupo de mergulhadores de elite, conhecido pelo canal do YouTube “Adventures With Purpose”, encontrou o corpo da adolescente de 16 anos Kiely Rodni, neste domingo (21). O desaparecimento da jovem intrigou a polícia da Califórnia durante duas semanas, mas os influenciadores precisaram de apenas 35 minutos para resolver o caso.
Nesta terça-feira, um comunicado postado no Facebook pelo escritório do xerife confirmou a identidade do cadáver, mas a causa da morte permanece um mistério. “Hoje, uma autópsia foi realizada no indivíduo falecido que foi encontrado no reservatório de Prosser no domingo, 21 de agosto. O xerife-legista do condado de Nevada identificou a vítima como Kiely Rodni, de 16 anos, de Truckee. O Gabinete do Xerife do Condado de Placer e o Gabinete do Xerife do Condado de Nevada estão em comunicação com a família de Kiely e oferecem as mais profundas condolências a eles durante este período extremamente difícil”, disse o post.
Os mergulhadores disseram que encontraram os restos mortais de Rodni dentro do carro que a jovem dirigia no momento em que desapareceu. Ela estava de cabeça para baixo, a mais de quatro metros de profundidade dentro de um lago. As autoridades explicaram que a falta de experiência em buscas em águas e o fato de o veículo estar em uma posição fora do comum podem ter dificultado a investigação dos oficiais.
“Acabamos de encontrar Kiely Rodni! O carro dela estava de cabeça para baixo a apenas 14 pés d’água. Nós confirmamos que Kelly estava dentro [do veículo]. A família foi notificada”, declarou a equipe em seu perfil oficial no Facebook. A jovem tinha sido vista pela última vez em uma festa de formatura com cerca de 100 pessoas.
Doug Bishop, um dos fundadores do canal, revelou durante uma coletiva de imprensa que sua equipe utilizou barcos equipados com sonar para realizar as buscas. “Estaremos trabalhando com as autoridades para compartilhar esse conhecimento nos próximos dias. É sempre nossa missão promover e compartilhar as técnicas que utilizamos para que nosso propósito possa ajudar o maior número possível de pessoas”, disse ele.
O grupo de mergulhadores se envolveu no caso após ser contratado por agências para intensificar as buscas por Kiely. “Por motivos de segurança, infelizmente não posso divulgar os nomes das agências que estamos atendendo. Então, por favor, respeite isso como respeitamos os desejos dessas agências”, pontuou Bishop.
“Também levem em consideração o fato de que isso é diferente do que normalmente fazemos também. Não nos especializamos em casos em abertos, nos especializamos em casos arquivados”, alertou. Até o momento, “Adventures With Purpose” já solucionou 23 casos arquivados desde que o grupo iniciou seu trabalho de busca e recuperação em 2019, segundo o site oficial. Assista ao vídeo da busca: