Hugo Gloss

Anitta, Halsey, Florence e mais cantores desabafam sobre pressão de gravadoras por virais de TikTok: “Dão tchau e f*da-se”; assista

Anitta Halsey Florence

Anitta, Halsey e Florence se expressaram sobre a pressão de gravadoras quanto ao TikTok. (Fotos: Getty)

Nos últimos tempos, muito se fala sobre como a indústria musical tem sido afetada pelo TikTok. Agora, são os artistas que têm desabafado sobre o assunto. Nesta quarta-feira (25), Anitta veio na esteira de uma série de cantores e também comentou como as gravadoras têm investido apenas no que tem potencial para viralizar na rede social chinesa.

Em uma live no Instagram, a brasileira citou um lamento de Halsey sobre essa questão e comentou a dificuldade de receber investimento para seu trabalho. “Vocês acompanharam essa polêmica que até a Halsey falou, de música e investimento, e vocês sabem mais do que ninguém que investimento, apoio de carreira, não é uma coisa que eu tenho muito. Então eu tenho que lutar em cada momento pra conseguir apoio”, disse ela.

Anitta contou como teve de achar patrocinadores para gravar o próximo clipe de seu álbum “Versions of Me”, enquanto as gravadoras focam seus esforços em hits do TikTok. “A gente tem que esperar os resultados. Infelizmente é assim. As gravadoras se ligam muito no TikTok, o que viraliza na internet. E se não tem um sucesso logo de cara, eles dão tchau e f*da-se. É que nem ‘Envolver’, eu só gravei por pura insistência minha mesmo, mas chega uma hora que a fonte seca, né. Aí foi viralizar só depois. É difícil você convencer as pessoas a continuarem o trabalho divulgando mesmo que não seja um sucesso instantâneo”, declarou.

Anitta desabafou sobre como tem sido necessário viralizar para receber investimentos de gravadoras. (Foto: Getty)

Em outro momento da transmissão, Anitta foi direta ao explicar a situação. “Basicamente, a gravadora só me dá dinheiro para gastar em alguma música depois que está viralizando”, mencionou. Segundo ela, isso quase aconteceu com a música “Gata”, o que ficou para trás depois que os números começaram a descer. “Quando ‘Gata’ estava bombando no TikTok, eles falaram: ‘Ok, vamos fazer’. Aí agora só porque deu uma diminuída – e claro que deu uma diminuída, né, parou de ter a divulgação – aí não querem mais investir”, pontuou.

“É muito complicado. Hoje em dia as gravadoras estão assim, elas só investem depois que tem resultado na internet, não querem escolher um single pra botar na rádio enquanto não tiver dando resultado na internet. Então, eu tenho sempre que lutar pelos investimentos por mim mesma”, justificou a Girl from Rio, que tem trabalhado para levar sua música para o mercado do exterior. Assista:

[A partir de 10:20]

https://youtu.be/My_oqOF_hXA?t=620

Desabafo de Halsey e mais artistas

No último domingo (22), Halsey deu voz a essas reclamações, expondo que sua gravadora a impediria de lançar uma música nova caso não fosse para fazer algum sucesso no TikTok. “Basicamente, eu tenho uma música que eu amo e eu quero lançar urgentemente. Mas minha gravadora não deixa”, disse ela. “Eu estou nesta indústria há oito anos, eu vendi mais de 165 milhões de discos e minha gravadora está dizendo que eu não posso lançar a menos que eles possam inventar um momento viral no TikTok”, continuou.

“Tudo é marketing. E eles estão basicamente fazendo isso com todos os artistas hoje em dia. Eu só quero lançar música, cara. E eu mereço mais. Estou cansada”, desabafou a artista. Assista:

@halseyI’m tired

♬ original sound – Halsey

Pouco depois, Halsey expôs o que seria uma conversa com um homem da gravadora, na qual este explica as estratégias envolvendo esse viral. “Eu odeio isso”, diz ela ao final do vídeo. Na legenda, a cantora deu a entender que falava sério sobre a pressão da gravadora, e escreveu: “Eu gostaria de estar brincando”.

@halsey♬ original sound – Halsey

Florence, do grupo Florence and the Machine, também expôs parte dessa pressão em produzir conteúdo viral para as redes sociais. A pedido das gravadoras, ela teve de postar um vídeo concebido para ter alto engajamento na rede social. “As gravadoras estão implorando para que eu faça um vídeo ‘lo fi TikTok’, então aí vai”, disse ela, que também ironizou: “Por favor, ajudem”.

@florenceThe label are begging me for ‘low fi tik toks’ so here you go. pls send help ☠️ x

♬ original sound – Florence

Ed Sheeran, por sua vez, expressou essa pressão pela divulgação das músicas através de um vídeo de humor no TikTok. “Quando você deveria estar promovendo sua música, mas só quer mesmo comer um salgadinho e decide que comer um salgadinho pode ser uma promoção para uma música já que todo mundo ama salgadinho”, escreveu o cantor em um vídeo que comia salgadinho ao som de sua música.

@edsheeranTag someone that likes snacks

♬ 2step (feat. Lil Baby) – Ed Sheeran

Até mesmo Adele já havia opinado sobre esse fenômeno. Na época do lançamento de seu novo álbum “30”, ela comentou como negou o desejo de sua equipe que ela fizesse músicas para o público do TikTok. “Se todo mundo faz música para o TikTok, quem faz música para a minha geração? Quem faz a música para meus colegas? Gosto de ter essa missão”, disse ela em uma entrevista.

Sair da versão mobile