Lewis Capaldi anunciou que fará uma pausa em sua turnê para cuidar da saúde física e mental. Em uma postagem feita no Instagram nesta terça-feira (27), o cantor, que sofre de síndrome de Tourette, lamentou a notícia e pediu desculpas aos fãs. No entanto, ele garantiu que ficará bem o quanto antes para voltar aos palcos.
O comunicado de Lewis vem logo após seu último show, no Festival de Glastonbury, Reino Unido, no sábado (24). A apresentação foi a primeira ao vivo desde um recesso anterior de três semanas. Na ocasião, o artista sentiu dificuldades para prosseguir com a performance ao ter espasmos involuntários em cima do palco, e contou com a ajuda dos fãs para cantar o hit “Someone You Loved”. Assista:
Público ajudou Lewis Capaldi durante show enquanto ele estava tendo tiques involuntários e perdendo a voz no Glastonbury.
Lewis luta contra a síndrome de Tourette e mesmo não conseguindo continuar a performance por conta dos sintomas, seguiu no palco. pic.twitter.com/SN1npqO4Do
— We In The Crowd (@weinthecrowd) June 26, 2023
O escocês ainda tinha um calendário a cumprir com 26 datas, de junho até outubro, incluindo um show em Chepstow Racecourse, no sul do País de Gales, neste fim de semana; bem como outras apresentações em Manchester, Belfast, Edimburgo e nos festivais de Reading e Leeds.
“Antes de tudo, obrigado a todos de Glastonbury por me receber, por cantar junto quando eu precisei e por todas as mensagens incríveis depois. Isso realmente significa o mundo”, iniciou. “O fato de que isso provavelmente não será uma surpresa, não torna nada mais fácil de escrever, mas sinto muito em informar que farei uma pausa nas turnês no futuro próximo”, anunciou.
“Eu costumava aproveitar cada segundo de shows como este e esperava que três semanas longe [dos palcos] fossem resolver. Mas a verdade é que ainda estou aprendendo a me ajustar ao impacto da minha síndrome de Tourette e no sábado ficou claro que preciso dedicar muito mais tempo para colocar minha saúde mental e física em ordem, para poder continuar fazendo tudo o que amo pelo tempo que está por vir”, explicou Lewis.
Na sequência, Capaldi agradeceu sua rede de apoio por conseguir dar esta pausa na carreira em prol de sua saúde. “Eu sei que sou incrivelmente sortudo por poder tirar um tempo quando outros não podem, e gostaria de agradecer à minha incrível família, amigos, equipe, profissionais médicos e todos vocês que foram tão acolhedores em cada parte dos bons tempos, ainda mais durante o ano passado, quando precisei mais do que nunca”, ressaltou.
“Sinto muito por todos que planejaram vir a um show antes do final do ano, mas preciso me sentir bem para me apresentar no padrão que todos vocês merecem. Tocar para vocês todas as noites é tudo que sempre sonhei. Portanto, esta foi a decisão mais difícil da minha vida. Voltarei assim que possível. Com amor, Lewis”, finalizou o cantor.
Ver essa foto no Instagram
A Síndrome de Tourette geralmente começa durante a infância e se estende ao longo da vida do paciente. Os tiques podem ser vocais, como xingamentos, ou físicos, como balançar a cabeça. A causa da condição ainda é incerta, mas acredita-se que esteja ligada a problemas com uma parte do cérebro conhecida como gânglios da base, área que regula os movimentos. Esse distúrbio afeta cerca de 78 milhões de pessoas em todo o mundo e não tem uma cura conhecida, apenas tratamentos para controle dos sintomas.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques